Somos embaixadores de Cristo e falamos em nome Dele quando dizemos: RECONCILIAI!

Sal da Terra


“Vocês são o sal da terra. Mas, se o sal perder o sabor, para que servirá? É possível torná-lo salgado outra vez? Será jogado fora e pisado pelos que passam, pois já não serve para nada.” Mateus 5:13

Já começamos aqui tendo uma certeza: 

Aceitou Jesus? A Partir de agora, você é sal. Não existe a opção “ser sal ou não”. 

Mas você pode decidir entre ser um sal que salga ou ser um sal sem sabor, sem graça, inútil e desprezível. Sim, desprezível!

Se escolher a segunda opção, o resultado não é muito bom: Ser jogado fora e pisado pelos que passam.

Mas vamos dar uma atenção à palavra “pisado”. Katapateo é a palavra original no grego e um dos seus significados é; desprezo.

Transliterando o versículo, podemos dizer que se você for um sal que não salga, você é desprezível, digno de desprezo.

Eu não sei você, mas se tem uma coisa que eu acho desprezível nestes tempos é alguém tentando ensinar você ser ou ter algo que ela não é e nem tem.

Ser sal é transmitir algo

Sabe aqueles caras que vendem cursos na internet? “Do 1 ao 1 milhão”, “Seja milionário”. Sabe esses métodos de sucesso milagroso? Leia o artigo: Cuidado com o método de sucesso.

Eu só vou dar ouvidos a essa pessoa, se de fato ela saiu do 1 e chegou no 1 milhão, ou se a pessoa tem propriedade sobre aquele assunto. 

Tem muita gente ensinando muita coisa, mas apenas na teoria, não com prática. Como que eu vou ouvir alguém falando sobre como ter um casamento de sucesso, se o casamento dela não é um sucesso? Como que eu vou ouvir algo sobre paternidade, se a pessoa nem filho tem?

E vemos muito isso no nosso meio, o meio cristão.

Quantas pessoas tentam empurrar goela abaixo, algo que elas não vivem?

“Eu sou sal, tenho cor de sal, formato de sal e estou em uma embalagem de sal, deixa eu salgar a sua vida?” 

Só que nem a vida da pessoa é salgada, não tem Jesus, não tem bons frutos, só mal testemunho. Finge ser uma coisa que não é, e ainda quer dar lição de moral: “Precisa se converter.” “Precisa ir pra igreja.” “Precisa disso e daquilo e etc.”.

Quem que nunca ouviu uma palavra evangelística daquele homem que trai a esposa, da vizinha que faz fofoca e arruma treta com todo mundo? Leia o artigo: O que vem anexado ao seu convite?

Cara, isso é muito chato e digno de desprezo e me faz lembrar da Igreja de Laodicéia, quando Jesus diz:  “Sei de tudo que você faz. Você não é frio nem quente. Desejaria que fosse um ou o outro! Mas, porque é como água morna, nem quente nem fria, eu o vomitarei de minha boca.”

Ou você é, ou não é! Não dá pra ser morno. Ou você é gelado e totalmente desviado da vontade de Jesus, ou está queimando por Ele.

Morno é desprezível e vai ser vomitado. Sal que não salga, vai ser jogado fora e pisoteado.

Devemos ser sal da terra

Quando usamos sal para temperar alguma coisa, sabemos exatamente o que esperar desse produto. Da mesma forma, o mundo tem uma expectativa sobre nós ou pelo menos imaginam como devemos ser e como devemos nos portar.

O problema é que muitas vezes temos nos manifestado de forma errada, oferecendo algo que não supre essa expectativa. Como por exemplo; a religião e suas doutrinas. Não que essas coisas sejam erradas, mas o sal não está aí, não vem daí, vem de Jesus.

Temos a mania de só falarmos da nossa igreja, de como funciona, de como é organizada, bonita e aconchegante, mas as pessoas não precisam disso, elas precisam de algo que mude a vida delas, algo que traga sabor. Jesus.

Eu não estou falando contra a Igreja, não ousaria falar contra a noiva do Senhor, eu amo a igreja, congrego e sirvo em uma. Faça o mesmo, procure uma igreja, de preferência a mais próxima da sua bíblia.

As pessoas estão cansadas de ouvir falar de igreja

Igreja e todo o seu funcionamento tem a ver conosco, como fazemos e como nos organizamos, mas Jesus deve ganhar destaque, Jesus e não nós e a nossa forma de fazer acontecer.

Que Ele cresça e nós diminuamos. 

O mundo precisa ouvir falar de Jesus e ainda melhor do que ouvir falar de Jesus, é ver Jesus nas nossas vidas.

Isso é ser sal, isso é ter sabor.

Lembra da história daqueles que ensinam algo que não vivem? As pessoas precisam do oposto disso, elas precisam olhar para você e ver aquilo que elas anseiam. E aí descobrirem, através do seu testemunho que você vive isso, porque Jesus entrou na sua vida e a transformou.

Você não está errado em pregar o evangelho, continue.

Evangelize sempre, se necessário use palavras

Essa frase é atribuída a muitas pessoas e não importa quem à disse, mas é uma verdade. O que você vive, tem mais valor do que aquilo que você diz. Nós não seremos conhecidos pelo que dizemos, mas pelo que fazemos e pelos frutos disso.

Pegue uma única pipoca e a afunde no sal e depois a coloque em um punhado de outras pipocas. O sal que estava nela, irá passar para as outras pipocas e temperá-las. Assim devemos ser, devemos temperar e salgar aqueles que estão à nossa volta.

Jesus fez algo na sua vida? Compartilhe, testemunhe e siga um modelo de vida de acordo com o que diz a sua bíblia. Não estou dizendo para você ser uma pessoa perfeita, embora Jesus nos diga no mesmo capítulo em que Ele fala sobre sermos sal: Sede vós pois perfeitos, como é perfeito o vosso Pai que está nos céus.”  Mateus 5:48

Sede vós pois perfeitos

Não creio que Jesus de fato tenha a expectativa de que nos tornemos perfeitos como Deus é, creio ser algo mais relacionado a uma progressão. É como uma caminhada a pé, à uma distância como daqui até Marte.

Nunca chegaremos, mas se eu começar hoje, amanhã eu vou estar mais próximo de chegar e dia após dia eu vou estar mais longe do ponto de partida, que é a vida pecaminosa que tínhamos antes de conhecer Jesus.

É sobre não sermos pessoas que não crescem, que não avançam espiritualmente, ficam a vida toda paradas em relação à maturidade e caminhada na fé. É uma escolha. Eu preciso escolher crescer, ser perfeito como o Pai Celestial e caminhar nesse sentido.

E à medida que eu avanço nessa caminhada rumo à perfeição, o sal colocado em mim vai se espalhando e tocando os que estão ao meu redor e mais pessoas vão alcançando Jesus e se tornando sal e salgando outras pessoas.

É um círculo virtuoso, onde bons acontecimentos vão se repetindo e aumentando exponencialmente.

E ai vamos ser sal e salgar o máximo de pessoas?

RECONCILIAI

Se este texto de alguma forma tocou seu coração e ministrou à sua vida, considere semear neste projeto e contribuir financeiramente. Sua doação nos ajuda a manter esta plataforma ativa, permitindo-nos continuar espalhando o evangelho e uma mensagem de reconciliação ao maior número possível de pessoas.

Doe através da chave Pix: reconciliai@reconciliai.com.br

Roberto Alves Soares

Vamos conversar sobre. Escreve ai nos comentários, sua opinião, sua experiência, uma crítica, um pedido de oração, DIGA ALGO, PELO AMOR DE DEUS! 🤩

Deus te abençõe!

2 respostas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *