
ESTÁ CONSUMADO
Eu não sei vocês, mas quando eu lia, ou ouvia a expressão: “Está consumado!”, presente em João 19:30, ela sempre me passou o significado de; “Está feito, completo, o que tinha que ser feito foi feito, finalizado”.
E o meu entendimento sempre foi único e exclusivamente esse; de que algo havia sido concluído. E eu não estava errado, o entendimento é esse, pelo menos um deles.
Se tratando de Jesus, entende-se que Ele estava falando sobre o seu ministério, o cumprimento da vontade do Pai sobre Ele e o cumprimento das escrituras acerca da Sua missão como homem, e de Sua morte na cruz.
Porém, no contexto histórico da época, a expressão: “Está consumado” a última coisa dita por Jesus antes da morte, segundo o evangelho de João, vem do grego Tetélestai (τετελεσται), e pode ter três interpretações diferentes:
TETÉLESTAI
1º Quando um filho recebia a responsabilidade de executar uma obra, alguma tarefa, ou missão dada por seu pai. E quando o filho completava a missão, ele voltava e falava ao pai: “Tetélestai”. Está feito, concluído e encerrado.
2º Quando uma pessoa tinha uma dívida com algum credor, e após a quitação dessa dívida era carimbado no comprovante de pagamento: “Tetélestai”. Está pago, você não deve mais nada, quitada foi a dívida.
3ª Quando alguém comprava um bem imóvel, uma casa ou um terreno. E quando o pagamento deste imóvel era quitado, a pessoa recebia uma espécie de escritura, onde vinha registrado: “Tetélestai”. A casa é sua, ela foi paga, usufrua dos benefícios dela.
Embora existam três significados distintos para “Tetélestai”, todos eles fazem sentido para o momento a qual Jesus o declarou.
Jesus disse: Está consumado! – “Tetélestai”
Ele estava dizendo ao Pai:
“Pai, está consumado. A missão a qual o Senhor me deste, a obra que tu me confiastes está concluída. Vim ao mundo, me fiz carne e morri na Cruz, Tetélestai”.
Ele estava nos dizendo:
“Paguei a sua dívida, você não deve mais nada, foi lhe dado a liberdade, já não são mais escravos, agora são filhos. Tetélestai”.
Ele estava nos presenteando:
“Foi lhes dado direito a uma casa nas moradas do meu Pai, tome posse da vida eterna e usufrua. Tetélestai.”
Não creio, ser por acaso a utilização dessa palavra por Jesus, ou que seja coincidência esses três significados.
Jesus tinha uma missão, dada pelo pai, desde a queda no Éden. A missão era de religar a humanidade novamente à Deus, o criador: O plano da salvação.
Por conta da queda no Éden, o pecado entrou no mundo e nos tornamos devedores e escravos da morte. Uma dívida que jamais poderíamos pagar.
O pagamento dessa dívida com o sangue de Jesus, não só nos tornou livre, mas nos deu acesso a vida eterna ao lado do Pai, agora temos uma casa, um lar celestial nos esperando.
Tetélestai: Está consumado, escrito de dívida cancelado e agora temos uma casa no céu!
Obrigado Jesus!
RECONCILIAI
Se este texto de alguma forma tocou seu coração e ministrou à sua vida, considere semear neste projeto e contribuir financeiramente. Sua doação nos ajuda a manter esta plataforma ativa, permitindo-nos continuar espalhando o evangelho e uma mensagem de reconciliação ao maior número possível de pessoas.
Doe através da chave Pix: reconciliai@reconciliai.com.br
Roberto Alves Soares
Vamos conversar sobre. Escreve ai nos comentários, sua opinião, sua experiência, uma crítica, um pedido de oração, DIGA ALGO, PELO AMOR DE DEUS! 🤩
Eu havia pesquisado essa palavra e não obtive um significado claro de acordo com as escrituras.
Excelente texto informação.