Somos embaixadores de Cristo e falamos em nome Dele quando dizemos: RECONCILIAI!

Expectativas e Fé

“Crie um casal de baratas, mas não crie expectativas”, foi isso que um colega de trabalho me disse um dia desses. Na hora achei engraçado e dei razão, realmente criar expectativa é um problema, provavelmente criar um casal de baratas dê menos trabalho e seja menos frustrante. Mas é possivel ajustar expectativa e fé à vontade de Deus.

A Alegria e Expectativa de Herodes ao Encontrar Jesus 

Enquanto fazia meu devocional, me deparei com uma passagem que chamou a minha atenção: No Livro de Lucas, quando Jesus já está preso e está iniciando aquelas fases de interrogatórios, vemos no capítulo 23:8 que quem vai interrogar Jesus é Herodes e uma coisa me chamou atenção nessa passagem: Herodes, vendo a Jesus, sobremaneira se alegrou”  Esse “se alegrou” me chamou atenção. Como assim Herodes se alegrou vendo Jesus? Esse é o mesmo Herodes, que mandou decapitar João Batista, como assim, que alegria é essa?

A primeira coisa que eu fiz, foi ir no original; “vamos ao grego, vamos entender qual o significado dessa alegria, não pode ser uma alegria verdadeira, deve ser alguma alegria mais ou menos, na bíblia vemos diversas palavras que tem varios significados diferentes, provavelmente essa deve ser mais uma.” Foi isso que eu pensei, mas tive a minha expectativa frustrada.

A palavra grega utilizada para “alegrou” é ἐχάρη (echárē),Strong (G5463), e não, ela não tem nada demais, o significado dela é se alegrou mesmo. É a mesma palavra utilizada por Paulo em Filipenses 4:4 Alegrem-se sempre no Senhor. Repito: alegrem-se!”

Achei que ia encontrar uma revelação incrível sobre níveis e tipos de alegria, mas não foi isso que encontrei, realmente Herodes,o adúltero assassino, se alegrou ao ver Jesus.

A Frustração de Herodes

Mas, embora ele tenha se alegrado de verdade, logo essa alegria foi embora e se tornou desprezo e os motivos estão bem óbvios no texto: Herodes, vendo a Jesus, sobremaneira se alegrou, pois havia muito queria vê-lo, por ter ouvido falar a seu respeito; esperava também vê-lo fazer algum sinal. E de muitos modos o interrogava; Jesus, porém, nada lhe respondia. Os principais sacerdotes e os escribas ali presentes o acusavam com grande veemência. Mas Herodes, juntamente com os da sua guarda, tratou-o com desprezo, e, escarnecendo dele, fê-lo vestir-se de um manto aparatoso, e o devolveu a Pilatos.”

Herodes tinha expectativas em Jesus, ele queria ver sinais, milagres e maravilhas. Herodes achou que iria encontrar um mágico, alguém que demonstrasse poder e fizesse algo sobrenatural na frente dele, “Jesus, porém, nada lhe respondia”. isso o frustrou.

Embora governasse, sob autoridade romana, Herodes, não era cidadão romano, e tão pouco era hebreu, Herodes e toda a linhagem da família herodiana, descendem dos edomitas,(inimigos de Israel), no entanto os herodianos se converteram ao judaísmo e assim Herodes governou a Galileia e Pereia, como um governo judeu, sob o dominío romano. 

Então podemos crer que Herodes conhecia a história do povo hebreu e todos os milagres, prodígios e maravilhas que os seguiam, como os realizados por Moisés no Egito.

Talvez Herodes tenha colocado um cajado diante de Jesus e pedido que Ele o transformasse em uma serpente, ou talvez tenha pego a sua melhor taça de ouro incrustada de pedras preciosas e a enchido de água a fim de que Jesus produzisse o melhor vinho. Mas “Jesus, porém, nada lhe respondia”. 

Fé e Expectativa – Agora é comigo

A expectativa de Herodes estava no que Ele podia fazer e não em quem Ele era. E é nesse lugar que muitas vezes colocamos a nossa expectativa, no que Jesus pode fazer por nós.

Há alguns meses atrás, passei por uma situação bem delicada com a minha esposa, descobrimos que estamos grávidos, e poucos dias depois tivemos que tirar o bebê, pois ele estava se desenvolvendo nas trompas e caso você não saiba é impossivel um bebe se desenvolver lá e as chances da mulher vir a óbito por uma gestação na trompas são altíssimas, um amigo perdeu a sua esposa assim.

Mas, enquanto estávamos no hospital, a minha esposa internada aguardando o resultado de alguns exames para fazer a cirurgia, oramos muito para que Deus fizesse algo.

Gestação na trompa é humanamente impossível, mas é nesse lugar que o Jesus a quem servimos atua, no impossível, no sobrenatural, no campo dos milagres, prodígios e maravilhas. A nossa expectativa era que Ele fizesse algo, e Ele fez, não conforme queríamos.

Expectativa Frustrada e a Soberania de Deus

O que queríamos era que ele tirasse aquele bebe da trompa e como um passe de mágica, o colocasse no útero e que o nosso filho crescesse saudável, mas esse não era o plano de Deus para a nossa vida, o plano Dele era nos colocar em um processo de amadurecimento em meio ao luto.

Nos frustramos? Sim! Mas entendemos que os planos Dele, são melhores que os nossos.

Foi fácil? Nenhum pouco, ainda somos pegos pensando nisso.

Mas descobrimos em meio a esse processo, um novo nível de maturidade e intimidade com Ele e sabemos que o processo ainda não terminou e a expectativa que tínhamos em relação à gestação, se converteu em uma expectativa de “Pra que?”. A nossa expectativa hoje, é viver aquilo pelo qual Ele nos colocou nesse processo. 

Cheios de Expectativa e Fé

Já vemos alguns traços do que Ele tem preparado, e já temos vivido algumas coisas que só foram possíveis viver graças a esse processo e sabemos que isso gerará frutos, muitos frutos e frutos que permanecem.

Não é errado criarmos expectativas, errado é termos expectativas engessadas, onde nada pode sair fora do que pensamos, planejamos e queremos.

Expectativa e Fé Sobre Jesus

Muitos, durante o ministério de Jesus na terra, tinham expectativas e imaginações de como seria a vinda e o governo Dele. Tiveram as suas expectativas frustradas.

Acreditavam que ele viria em uma versão militar e que derrotaria os poderes do mundo com escudo e espada nas mãos. Ele veio e derrotou os poderes do mundo na cruz entregando o seu corpo e derramando o seu sangue. Mas não era assim que Eles imaginaram.

Herodes se alegrou na expectativa de ver milagres, não os viu e se frustrou.

Os mestres da lei, viram os milagres, mas não era do jeito e nem no dia que eles imaginaram, se frustraram.

Seja Flexível

Que você não seja um cabeça dura e engessado. Que Jesus possa pegar os seus achismos e expectativas e jogar no lixo, pois o que Ele tem é maior e mais excelente do que os nossos melhores e grandiosos sonhos.

Em 1 Pedro 5:7, Pedro diz: “Entreguem-lhe todas as suas ansiedades, pois ele cuida de vocês.” Pedro está nos dizendo, confiem no Senhor, confie no que Ele faz, mesmo que pareça estranho e difícil de entender. Pedro foi o cara que anunciou Jesus como o Messias, foi o primeiro que disse: “O senhor é o Cristo, o Filho do Deus vivo!”

Mas, Pedro, assim como outros, tinham a expectativa de um Reino Militar, tomado à força. Pedro estava ansioso para usar a espada, até que chegou a usá-la e foi repreendido. 

No entanto, ele não continuou um cabeça dura pra sempre, ele foi maleável e rendeu suas expectativas e os seus anseios ao Senhor.

Pedro também passou por uma outra situação, onde teve que jogar no lixo os seus achismos e expectativas. Quando ele acreditava que Jesus só tinha vindo para os Judeus e não para os gentios. Até que um dia ele estava na laje orando e Jesus mostrou para ele que as coisas não aconteceriam como ele gostaria que fosse. Leia em Atos 10.

Expectativa e Fé Mal Colocadas e Suas Consequências


Já com Judas o traidor, não houve tanta maleabilidade assim.

Existe uma teoria, que liga o nome Iscariotes, há um movimento que esperava por um Messias da guerra, que libertaria o povo através de poderio militar.

O próprio nome, Iscariotes poderia estar ligado à palavra “sicário” que é um tipo de faca, usada por assassinos na época romana. Sicários, também eram um grupo de judeus zelosos que buscavam a libertação de Israel através de ações violentas. Essas teorias associam a família Iscariotes aos Sicários.

Nesse sentido, podemos conjecturar que Judas cresceu esperando esse Messias, no entanto a ideia de um Messias que se entregaria como uma ovelha ao matadouro, pode tê-lo frustrado, a ponto de cometer o que cometeu. São só teorias.

Expectativa e Fé: Conclusão

Expectativas são crenças baseadas em uma premissa, uma interpretação, um dado ou uma experiência. E na maioria das vezes essas informações que alimentam as nossas expectativas não se concretizam, aí vem a frustração, a dor o cansaço e a responsabilização de algo ou alguém. Leia o artigo: Cansado e sobrecarregado? Vinde à mim! Mateus 11:28

Acontece que Deus não é uma fórmula matemática e linear onde 1+1=2, na verdade Deus sendo Deus já quebra essa regra, porque Ele é 1, mas também são 3 e os 3 são 1.

Temos o instinto natural de querer ver um padrão nas coisas, então “se Deus fez desse jeito Ele vai continuar fazendo desse jeito” queremos achar uma lógica, um método, um padrão nas coisas. Deus não vai de A para o B e depois para C, Deus é o Alpha e o Omega, e não cabe nas nossas regras, nem pode ser medido pelas nossas réguas.

Permita-se criar expectativas, do que Ele vai fazer e já está fazendo na sua vida, coloque expectativa nas coisas de Deus, mas não seja um engessado, entenda que Ele é soberano e não cabe nos seus moldes e  provavelmente os seus sonhos e planos não vão se cumprir, pelo menos não como você espera, mas confie no Senhor (“Meus pensamentos são muito diferentes dos seus”, diz o Senhor, “e meus caminhos vão muito além de seus caminhos.), seja flexível ao ponto de que se os seus planos forem frustrados, você rapidamente possa realinha-los, segundo a vontade de Deus.

Ainda sim, acredito que criar baratas seja mais fácil do que criar expectativas, porém eu sigo aqui pensando e imaginando as coisas que Deus tem pra minha vida, mesmo tendo a certeza de que a maioria dos meus pensamentos e expectativas, não irão se cumprir conforme eu imagino. Que bom!

RECONCILIAI

Se este texto de alguma forma tocou seu coração e ministrou à sua vida, considere semear neste projeto e contribuir financeiramente. Sua doação nos ajuda a manter esta plataforma ativa, permitindo-nos continuar espalhando o evangelho e uma mensagem de reconciliação ao maior número possível de pessoas.

Doe através da chave Pix: reconciliai@reconciliai.com.br

Roberto Alves Soares
Vamos conversar sobre. Escreve ai nos comentários, sua opinião, sua experiência, uma crítica, um pedido de oração, DIGA ALGO, PELO AMOR DE DEUS! 🤩

5 respostas

  1. Uau.. muito bom!
    Podemos e devemos criar expectativas, mas sempre com o nosso coração em Jesus… Como fazemos isso? ( Olha Jesus eu quero que seja assim e as vezes até preciso que seja assim rsrs) Mas sobre tudo que seja feita a sua vontade e não a minha. Quando aprendemos que a vontade dele é boa perfeita e agradável, mesmos frustados nos aceitamos!
    Obrigada por esse texto!

    E eu digo sim para criar expectativas kkkkkk

  2. Amém! Que seja feita a vontade de Deus na nossa vida.
    Que nossos sonhos sejam os sonhos de Deus.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *