Somos embaixadores de Cristo e falamos em nome Dele quando dizemos: RECONCILIAI!

Corte a cabeça do seu gigante, vença os seus gigantes.

Quem nunca usou ou ouviu o termo; “Venci o meu gigante!”, um termo muito comum que significa que você venceu e superou alguma barreira, desafio ou alguma guerra em sua vida e Glória a Deus por isso!

Acontece que todos nós temos inúmeras batalhas e lutas para travar em nossas vidas e algumas são tão desafiadoras, difíceis e grandes que podem tranquilamente serem chamadas de gigantes. Mas assim como Davi, temos um Deus que nos auxilia nestas batalhas e nos faz sair vencedores de cada uma delas.

O problema é que em muitas dessas batalhas que travamos com os nossos gigantes; acertamos a pedra bem no meio da testa dele, ele cai como morto e pensamos já ter vencido a batalha. Damos as costas e saímos andando como quem já venceu, no entanto o gigante ainda está vivo, e perdemos a chance de eliminar de uma vez por todas o problema. O gigante se levanta e a luta recomeça.

Todos nós temos lutas a travar, seja na área financeira, saúde física, emocional, lutas nos relacionamentos, em casa, no trabalho, até na igreja, lutas consigo mesmo, com seu ego, temperamento e motivações. Temos uma lista infinita de lutas que podem surgir ou já surgiram nas nossas vidas. E muitas vezes temos o costume de empurrá-las com a barriga, escondê-las de baixo do tapete ou vencê-las parcialmente.

Pense em um tratamento médico; é muito comum não realizarmos todo ele. Muitas vezes estamos com algum vírus, uma gripe ou uma infecção, vamos ao médico, ele nos receita um tratamento, compramos o remédio e começamos a tomar conforme a recomendação médica. “Três vezes ao dia, por uma semana”

Tomamos certinho, no primeiro, no segundo e no terceiro já começamos a melhorar, no quarto dia tomamos apenas uma dose, no quinto já não tomamos pois achamos que vencemos o gigante, vencemos o vírus. Provavelmente a sua casa é cheia de cartelas de remédios inacabados. Achamos que a infecção já caiu por terra, ela não reage e não oferece mais riscos, no entanto ela ainda está viva, está ferida, fraca, mas viva.

Passado alguns dias, aquela gripe volta e volta mais forte, agora ela se torna uma pneumonia por conta de uma gripe não curada, agora ela pode te matar, tudo porque você não cortou a cabeça do gigante, não fez o tratamento até o final, que eliminaria o vírus, a bactéria, ou a infecção de uma vez por todas da sua vida.

1 Coríntios 10:12 – “Portanto, se vocês pensam que estão de pé, cuidem para que não caiam.” 

Davi estava de pé, Golias caído, mas Davi cuidou para que não caísse, correu ao encontro de Golias e se certificou de que ele não levantaria novamente cortando-lhe a cabeça. Ele fez todo o tratamento, não menosprezou os riscos.

Muitos problemas na nossa vida podem ter as suas cabeças cortadas, não estou dizendo para você decepar a cabeça de ninguém, calma. Mas existem coisas que podemos colocar um fim definitivo, mas por algum motivo optamos por só derrubá-las e ignorá-las, crendo que não seremos mais atacados. “Cuide para que não caia.”

Isso pode ser facilmente observado nos relacionamentos; Às vezes a pessoa tem aquele gigante que não consegue eliminar de jeito nenhum, ela tem até a oportunidade de decepar o relacionamento abusivo, mas opta só por derrubar, deixando um fôlego de vida naquilo que tem poder de matar. E quando pensa que não, o gigante volta e a coloca na armadilha novamente.

Ou às vezes na dependência de álcool ou de drogas. A pessoa até consegue derrubar o vício, através de um tratamento, através de sua força de vontade ou do auxílio de Cristo, mas a pessoa opta por manter um contato próximo de pessoas que ainda utilizam aquilo que a aprisionava, crendo que já derrotou o gigante, no entanto ao se expor ao corpo de um gigante não decepado, ele pode levantar e arrastar novamente ao vício das drogas, dos álcool, dos jogos. “Cuide para que não caia”

A bíblia no velho testamento tem alguns episódios interessantes, onde Deus direcionava o povo a entrar em certas batalhas e decepar o gigante, eliminar definitivamente o inimigo. Em Deuteronômio 7 vemos isso claramente, logo nos primeiros versículos vem a ordem:

1 Quando o Senhor, teu Deus, te tiver introduzido na terra, a qual passas a possuir, e tiver lançado fora muitas nações de diante de ti, os heteus, e os girgaseus, e os amorreus, e os cananeus, e os ferezeus, e os heveus, e os jebuseus, sete nações mais numerosas e mais poderosas do que tu;  2 e o Senhor, teu Deus, as tiver dado diante de ti, para as ferir, totalmente as destruirás; não farás com elas concerto, nem terás piedade delas;”

A ordem era clara, não é pra sobrar ninguém, elimina todos, não mantenha contato com esse povo, mas por que? 4 pois elas fariam desviar teus filhos de mim, para que servissem a outros deuses; e a ira do Senhor se acenderia contra vós e depressa vos consumiria.” 

O Senhor deixa bem claro, se vocês não o eliminarem definitivamente, vocês vão cair, embora se achem fortes e livres de cair no pecado, vão cair. Cortem a cabeça do gigante. 

E de fato era um desafio gigante, difícil de ser superado, mas Deus está com os seus:17 Se disseres no teu coração: Estas nações são mais numerosas do que eu; como as poderei lançar fora? 18 Delas não tenhas temor; não deixes de te lembrar do que o Senhor, teu Deus, fez a Faraó e a todos os egípcios; 19 das grandes provas que viram os teus olhos, e dos sinais, e maravilhas, e mão forte, e braço estendido, com que o Senhor, teu Deus, te tirou; assim fará o Senhor, teu Deus, com todos os povos, diante dos quais tu temes.”

O povo obedeceu? Não! Eles não cortaram a cabeça do gigante, pouparam muitos dos seus inimigos, se mantiveram próximos a eles, negociaram, os tomaram como escravos, se casaram e tiveram filhos, achando ter vencido definitivamente, mas veja o que diz o salmista em Salmos 106:34-36 Não destruíram as nações que habitavam na terra, como o Senhor lhes havia ordenado. Em vez disso, misturaram-se com elas e adotaram seus costumes. Adoraram ídolos estrangeiros, o que causou sua ruína.

Havia um inimigo e esse inimigo foi subjugado, uma grande vitória sobre gigantes, mas a ordem era para que o inimigo fosse exterminado, não escravizado, não poupado, e isso foi a ruína de Israel.

Gigantes vão surgir nas nossas vidas e não podemos achar que somos fortes o bastante,  menosprezá-los e convivermos com eles, assim que o derrubarmos, devemos nos apressar em eliminar o inimigo de uma vez e decepar a sua cabeça.

Portanto, não brinque com o inimigo caído, não o menospreze, você já teve o auxílio de Deus para derrubá-lo, continue com esse auxílio e o destrua completamente.

Já conheci pessoas que se envolveram em relacionamentos abusivos e em algum momento conseguiram derrubar esse gigante, mas ousaram se aproximar daquilo que estava caído e ouviram bons conselhos de pessoas próximas: “Não vá nessa festa, não vá onde ele está, você vai cair de novo”, “Não, agora eu sou forte e posso suportar”. O que você acha que aconteceu? 

Conheci pessoas que lutavam contra o gigante das drogas, e ouviram bons conselhos: “Não ande com essas pessoas, você ainda não está liberto totalmente do vício”, “Não, agora eu sou forte e vou aguentar”. Caiu.

Também conheci pessoas que lutavam contra o gigante do adultério, e também ouviram bons conselhos: “Não se aproxime dessa pessoa, você não vai suportar as investidas dela.” “Está tranquilo, não tem perigo.” Mais uma família destruída.

Não seja ingênuo, Davi não foi, ele sabia que a pedra que atingiu Golias poderia somente ter causado um desmaio, portanto correu em sua direção pegou a espada de Golias e se certificou de que o gigante não levantaria mais. Acontece que muitos tem corrido em direção ao gigante, mas não tem a coragem de eliminar de vez o problema.

Ore a Deus para que ele te liberte, te fortaleça e o auxilie na vitória definitiva contra o seu gigante.

Eu não sei como você irá vencer o seu gigante, Davi também não sabia, só se colocou à disposição para a batalha, até pensou em usar armas tradicionais, mas não era o que Deus havia preparado para aquela luta. 

Talvez você já até tenha a arma e a capacidade dada por Deus para vencer os seus gigantes, só não entendeu ainda como fazer. Ore, busque discernimento em Deus e o Senhor dos Exércitos estará contigo nessa batalha. Vá até o fim e corte a cabeça do seu gigante.

RECONCILIAI

Se este texto de alguma forma tocou seu coração e ministrou à sua vida, considere semear neste projeto e contribuir financeiramente. Sua doação nos ajuda a manter esta plataforma ativa, permitindo-nos continuar espalhando o evangelho e uma mensagem de reconciliação ao maior número possível de pessoas.

Doe através da chave Pix: reconciliai@reconciliai.com.br

Roberto Alves Soares

Vamos conversar sobre. Escreve ai nos comentários, sua opinião, sua experiência, uma crítica, um pedido de oração, DIGA ALGO, PELO AMOR DE DEUS! 🤩

3 respostas

  1. Que benção 🙌

    #Precisamos aniquilar nossos gigantes e certificarmos que ele está totalmente derrotado!

    Obrigada por compartilhar ❤️

  2. Que poderoso, Davi enfrentou seu gigante e não hesitou em matá-lo, forte Betão, glória a Deus!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *