Somos embaixadores de Cristo e falamos em nome Dele quando dizemos: RECONCILIAI!

NÃO NEGLIGENCIE OS DE CASA EM FAVOR DAS MULTIDÕES

Quanta coisa é possível aprender com o Sermão do Monte? Será que é possível enumerar? Creio que não, afinal, a palavra é viva.  Mas durante uma temporada de meditação nos ensinamentos de Jesus no Sermão do Monte, algumas coisas saltaram e atraíram a minha atenção,porém uma delas ainda continua latente e tem ministrado ao meu coração: “Não negligencie os de casa.”

Quem Jesus estava ensinando?

Mateus 5:1-2
“Vendo as multidões, Jesus subiu ao monte e se assentou. Seus discípulos aproximaram-se dele, e Ele começou a ensiná-los… Vamos focar nesse trecho destacado.

Outras traduções trazem formas semelhantes (e, abrindo a sua boca, os ensinava..), (e, Ele se pôs a ensiná-los…), (e, Ele passou a ensiná-los…), (Então passou a ensiná-los..), (começou a ensiná-los…). Tudo muito parecido não é? 

Jesus estava falando aos seus discípulos.

Quando a minha mente em sua criatividade, formava a cena do Sermão do Monte, eu imaginava Jesus, em um monte é óbvio.

Gramado verde, pessoas sentadas em um silêncio absurdo. Todas absorvendo ao extremo o que estava sendo derramado ali. E os discípulos? Pra quê discípulos, se tem um multidão com talvez centenas ou milhares de pessoas. Eu nem lembrava dos discípulos nessa cena.

A multidão, ela estava lá, seguindo Jesus por onde ele fosse. Jesus subiu o monte e se assentou. Seus discípulos aproximaram-se dele, e Ele começou a ensiná-los.

Quem que se aproximou de Jesus, quem Jesus estava ensinando?

No livro de Lucas, também está escrito sobre o Sermão do Monte, vejamos como começa o sermão:

Lucas 6:20 
“Então Jesus se voltou para seus discípulos e disse:”

Outas versões trazem da seguinte forma: (E, levantando Ele os olhos para os seus discípulos, dizia:), (E, olhando Ele para os seus discípulos..), (Então, olhando para os seus discípulos, Jesus lhes disse:)

Mas e a multidão?

Havia uma multidão em volta de Jesus, mas o Sermão do Monte não foi direcionado para eles. Tudo que foi ensinado teve como alvo principal, os discípulos. Eles estavam lá e aquilo que foi derramado sobre os discípulos, escorreu sobre todos, aponto de todos se maravilharem com o que viram e ouviram:

Mateus 7:28
“Quando Jesus terminou o discurso, a multidão ficou impressionada com a sua doutrina.”

Sabe o que me chama atenção nisso?

Mesmo com a multidão presente, Jesus não negligenciou os seus discípulos.

Não negligencie em favor dos numeros:

Vivemos em uma sociedade onde somos constantemente encorajados a buscar aprovação e reconhecimento das massas. Somos constantemente bombardeados por mensagens que nos incitam a acumular seguidores nas redes sociais, a almejar status, importância e admiração. Tais valores são frequentemente quantificados por meio de números, como a quantidade de seguidores em nossos perfis, os quais supostamente refletem nossa relevância e influência. Gradualmente, essa mentalidade se insere em nossos pensamentos de forma quase imperceptível e passamos a nos comportar buscando isso.

Jesus não negligenciou os seus discípulos, pelos números. Os números são tentadores, naquela época já eram, nos dias de hoje são muito mais.

Para tudo que fazemos existe a ferramenta de avaliação, métricas e insights: Quantas visualizações; quantas curtidas; comentários; compartilhamentos; engajamento. E como isso tem o poder de mexer com o nosso ego e nos tirar do propósito.

Não negligencie os da casa em favor das multidões.

É comum ouvirmos relatos, vivenciarmos ou sermos líderes negligentes que perdem seus liderados, por só pensarem nos números, pais que perdem seus filhos, pastores que perdem suas ovelhas.

Não negligencie a paternidade em favor do pastoreio; Não negligencie os seus liderados em favor dos números; Não negligencie os de dentro em favor dos de fora; Não negligencie os da casa em favor das multidões.

Jesus ensinava os de casa, os de fora viam, se admiravam e desejavam entrar para dentro. Que esse seja o nosso modelo.

RECONCILIAI

Se este texto de alguma forma tocou seu coração e ministrou à sua vida, considere semear neste projeto e contribuir financeiramente. Sua doação nos ajuda a manter esta plataforma ativa, permitindo-nos continuar espalhando o evangelho e uma mensagem de reconciliação ao maior número possível de pessoas.

Doe através da chave Pix: reconciliai@reconciliai.com.br

Roberto Alves Soares

Vamos conversar sobre. Escreve ai nos comentários, sua opinião, sua experiência, uma crítica, um pedido de oração, DIGA ALGO, PELO AMOR DE DEUS! 🤩

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *