
Talvez uma das exortações mais certeiras de Jesus em quanto ministrava aos seus discipulos no tão conhecido Sermão do Monte.
E que porrada! Daquelas que atravessa os séculos e gerações e atinge à todos nós com violência.
Espera aí, você não sentiu?
Vamos tentar assim, vamos trocar algumas palavras, para ver se você entende melhor:
“Por que você se preocupa com o pecado de seu amigo enquanto há muitos pecados em você?”
“Por que cuida da vida do seu vizinho enquanto há a sua vida tá uma bagunça?”
“Você aponta as falhas do seu irmão enquanto está todo zoado?”
Além de apontar o erro, você ainda se atreve a querer ajudar o seu irmão, sendo que você não consegue nem se ajudar; “É possível um cego guiar outro cego? Não cairão os dois num buraco?” Lucas 6:39
Primeiro, livre-se do seu tronco, do seu pecado, das suas falhas e da sua bagunça, aí sim você poderá avisar o seu irmão, não como quem julga, mas como quem de fato enxerga e vê a solução para o problema do amigo.
“Ei! Tem um cisco no seu olho; tem um pecado que precisa ser confessado; tem uma falha que precisa ser corrigida; uma bagunça que precisa ser arrumada, EU JÁ PASSEI POR ISSO, EU JÁ VI E VIVI ISSO, POSSO TE AJUDAR?”
Se liga nesse testemunho:
Uma amiga e irmã na fé, conheceu Jesus há alguns anos atrás e deu-Lhe liberdade para que entrasse em sua vida e fizesse as mudanças que ela precisava.
Jesus foi arrumando algumas coisas, ajustando outras, removendo alguns ciscos e lançando fora alguns troncos.
Ela foi a primeira de uma grande família, que aos poucos está sendo alcançada e que em breve estará totalmente dobrada aos pés de Jesus.
Em nenhum momento da sua conversão e caminhada com Cristo, ela apontou o dedo para os erros, falhas, ciscos e troncos de seus familiares. Ela continuou se relacionando com eles, sem religiosidade, sem impor nada.
Acontece que Jesus foi fazendo algo novo e maravilhoso na vida dessa irmã e sua obra foi se tornando visível. As pessoas viam que havia algo diferente, esse algo era Jesus!.
À medida que os problemas surgiam na família, essa irmã começou a ser requisitada: Começaram os pedidos de oração; pedidos de ajuda; explicação da bíblia e etc.
Aos poucos as reuniões e festas da família foram sendo transformadas. Agora eles oram antes das refeições, as vezes jejuam juntos por alguma causa familiar e passaram a reconhecer o poder de Jesus e o que Ele tem feito sobre a casa dessa amiga.
Hoje é como se eles dissessem:
“Ei! Tem um cisco no meu olho, eu lembro que você tinha um desse também, me ajuda a tirar o meu. Como que você fez?”
Ah, cara! Isso é incrível! E como é lindo responder: “Não tem nada a ver comigo, é Cristo!” E essa tem sido a resposta que minha amiga tem dado. JESUS!
Evangelize sempre, se necessário use palavras
Essa irmã exemplificou essa frase de forma incrível, e ela já está colhendo os primeiros frutos disso. Leia o artigo: Sal da terra, você tem feito isso errado.
Se você não souber tirar um cisco do olho de alguém e mesmo assim se arriscar em fazer com as suas próprias mãos e sem sequer enxergar perfeitamente por conta do tronco que há no teu olho, a chance de você machucar essa pessoa é altíssima e a probabilidade dela confiar em você novamente é quase nula.
A melhor forma de você ajudar alguém a passar por algo, é tendo passado por isso também, é tendo propriedade sobre aquele assunto.
Nada melhor do que alguém que já venceu as drogas, para ajudar quem está lutando contra elas. Nada melhor do que o seu testemunho para motivar e impulsionar alguém, por isso testemunhe. Há cura em seu testemunho.
Isso não quer dizer que você não pode ajudar o seu amigo, só porque não passou pela situação que ele está passando. Só tenha cuidado ao apontar o dedo, levando em consideração o seu ponto de vista. Cada um de nós tem as suas lutas, dores e tentações. E para todas essas coisas Jesus Cristo tem poder para agir e transformar.
“Ei! Tem um cisco no seu olho; EU NÃO SEI COMO TIRAR ISSO, MAS CONHEÇO QUEM PODE TE AJUDAR.”
Primeiro, livre-se do tronco em seu olho.
O primeiro neste texto, deixa claro que devemos sim ajudar o nosso irmão, mas PRIMEIRO, antes de ajudá-los, devemos nos livrar do tronco em nossos olhos, para que possamos enxergar o suficiente.
Que comece por nós, por mim e por você, que possamos enxergar o tronco em nossos olhos, os pecados, os erros e as falhas. E que Jesus nos auxilie na nossa restauração pessoal e que assim possamos auxiliar aqueles que estão ao nosso redor.
RECONCILIAI
Se este texto de alguma forma tocou seu coração e ministrou à sua vida, considere semear neste projeto e contribuir financeiramente. Sua doação nos ajuda a manter esta plataforma ativa, permitindo-nos continuar espalhando o evangelho e uma mensagem de reconciliação ao maior número possível de pessoas.
Doe através da chave Pix: reconciliai@reconciliai.com.br
Roberto Alves Soares
Vamos conversar sobre. Escreve ai nos comentários, sua opinião, sua experiência, uma crítica, um pedido de oração, DIGA ALGO, PELO AMOR DE DEUS! 🤩
Use a caixa de comentário aí embaixo e compartilhe conosco o que Jesus tem feito em sua vida.