
Todos nós temos um chamado específico, um ministério a qual empenhamos e empregamos os nossos dons e talentos. E muitos de nós temos gasto tempo para encontrar a resposta para a pergunta: “Qual o meu ministério? Qual o meu chamado?”
É perfeitamente normal esse questionamento. Se você tem hoje essa dúvida, creio que está no caminho correto, onde o seu coração queima por servir à igreja. Leia o artigo: Qual a importância de servir na igreja?
E é provável que você ainda não se encontrou, mas existe um chamado, um ministério que é universal, que é para todos nós, dado por Deus através de Jesus Cristo; O Ministério da Reconciliação.
O livro de Levítico, traz em seus capítulos as instruções dos sacrifícios, como deveriam ser feitos, quando e qual a finalidade deles.
Parte dos sacrifícios tinham a finalidade de expiação, ou seja; um sacrifício que tinha o propósito de purificar e limpar o pecado, cobrindo provisoriamente o pecado do ofertante e assegurando-lhe o perdão divino, removendo a separação existente entre Deus e o pecador.
O sacrifício, a oferta de expiação, implicava na confissão do pecado e no reconhecimento de que a morte era a penalidade que o pecador merecia, com a finalidade de nos reconciliar com o Senhor.
A culpa do pecado era transferida para o animal sacrificado, que fazia expiação pelo pecador, porém sangue de nenhum animal tem o poder de tirar o peso da condenação do pecado definitivamente, era algo provisório que precisava ser renovado constantemente.
Mas o nosso Pai Celestial, estabeleceu um plano desde a queda, um plano de salvação, que precisaria de uma expiação superior, de um sangue infinitamente mais valioso que de animais, uma expiação de efeito eterno que nos reconectaria de vez com o Pai, uma expiação de reconciliação definitiva.
E essa expiação era Jesus, “No dia seguinte, João viu Jesus caminhando em sua direção e disse: “Vejam! É o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo!” João 1:29
O interessante é que a palavra usada no hebraico para expiação é a mesma para reconciliação, as duas palavras se originam de KAPHAR.
Foi através de Jesus que fomos reconciliados com Deus:
“Mas Deus nos prova seu grande amor ao enviar Cristo para morrer por nós quando ainda éramos pecadores. E, uma vez que fomos declarados justos por seu sangue, certamente seremos salvos da ira de Deus por meio dele. Pois, se quando ainda éramos inimigos de Deus nosso relacionamento com ele foi restaurado pela morte de seu Filho, agora que já estamos reconciliados certamente seremos salvos por sua vida. Agora, portanto, podemos nos alegrar em Deus, com quem fomos reconciliados por meio de nosso Senhor Jesus Cristo.” Romanos 5:8-11
O ato expiatório, não era somente uma confissão de pecado e uma trégua entre Deus e os pecadores, mas representava algo como; “Deus pecamos contra ti, nos perdoa e permite-nos desfrutar da sua presença novamente, faça as pazes conosco e não nos toma como inimigos.”
A expiação de Jesus nos permitiu entrar nesse lugar de paz com Deus, de reconciliação, pois somos reconciliados ao Pai através de Jesus, quando aceitamos o seu sangue sobre as nossas vidas, quando reconhecemos que somos pecadores e que a cruz e a morte era nossa, mas Jesus tomou o nosso lugar e morreu em nosso lugar, reconciliando o mundo ao Pai.
No entanto, não somos chamados apenas a desfrutar dessa reconciliação. Somos chamados a sair da zona de conforto e propagar essa mensagem assim que somos reconciliados, porque embora a reconciliação seja para todos, só se favorece dela quem a reconhece. E esse é o nosso chamado, esse é o nosso ministério: Somos embaixadores da parte de Cristo, levando a mensagem da reconciliação.
“Ora, tudo provém de Deus, que nos reconciliou consigo mesmo por meio de Cristo e nos deu o ministério da reconciliação, a saber, que Deus estava em Cristo reconciliando consigo o mundo, não imputando aos homens as suas transgressões, e nos confiou a palavra da reconciliação. De sorte que somos embaixadores em nome de Cristo, como se Deus exortasse por nosso intermédio. Em nome de Cristo, pois, rogamos que vos reconcilieis com Deus.” 2 Coríntios 5:18-20
Temos uma mensagem a propagar; a da reconciliação, esse é o ministério que Deus nos deu e falamos em Seu nome quando dizemos, aos homens, a igreja e a sociedade; Reconciliem-se com Deus, Reconciliem-se uns com os outros, Reconciliem-se com a igreja, Reconciliem-se!
RECONCILIAI
Se este texto de alguma forma tocou seu coração e ministrou à sua vida, considere semear neste projeto e contribuir financeiramente. Sua doação nos ajuda a manter esta plataforma ativa, permitindo-nos continuar espalhando o evangelho e uma mensagem de reconciliação ao maior número possível de pessoas.
Doe através da chave Pix: reconciliai@reconciliai.com.br
Roberto Alves Soares
Vamos conversar sobre. Escreve ai nos comentários, sua opinião, sua experiência, uma crítica, um pedido de oração, DIGA ALGO, PELO AMOR DE DEUS! 🤩
Uma resposta