Somos embaixadores de Cristo e falamos em nome Dele quando dizemos: RECONCILIAI!

Importância de servir na igreja.

Um dia enquanto eu lia o livro de Rute um trecho me chamou a atenção para o serviço à igreja. Embora o texto não falasse sobre isso, um sentimento relacionado a servir à igreja queimou em meu coração.

Boaz como um parente próximo,  decide resgatar Rute da viuvez e se tornar seu marido, no entanto havia um parente mais próximo que Boaz, e que teria mais direito do que ele.

“Boaz foi direto para a praça da cidade e ficou aguardando. Logo, apareceu o parente mais próximo, que Boaz tinha mencionado. Boaz o chamou: “Chegue aqui, amigo! Sente-se”. O homem o atendeu.

Então, Boaz disse a seu parente: “A propriedade que pertencia ao nosso parente Elimeleque foi vendida pela viúva, que voltou recentemente de Moabe.

Eu queria que você soubesse disso. Se quiser, você poderá comprá-la de volta. Pode oficializar o resgate na presença dos que estão sentados aqui e dos líderes da cidade. 

A preferência para resgatar a propriedade é sua. Mas, se não quiser, diga-me, para que eu saiba o que fazer. Você tem preferência, e o próximo da lista sou eu”. Ele respondeu: “Eu comprarei”.

Boaz acrescentou: “Sem dúvida, você está ciente de que, quando você comprar o campo de Noemi, terá de assumir Rute, a moabita, viúva de nosso falecido parente, como parte da responsabilidade de resgatador, e ter filhos com ela, para manter a herança da família”.

Mas aí o homem disse: “Nesse caso, não posso resgatar a propriedade, porque estaria arriscando o que já é minha herança. Você está livre para fazê-lo. Cedo meus direitos, pois não posso resgatá-la”.

Esse parente mais próximo me chamou atenção; quando ele soube da possibilidade de resgatar terras que eram de um parente que morreu, logo se colocou à disposição para acrescentar mais patrimônio ao que ele já tinha.

Mas ao perceber que essas terras vinham acompanhadas de uma viúva e que ele teria que ter responsabilidades e relacionamento com ela, logo voltou atrás da decisão e passou a vês de parente mais próximo para Boaz.

O parente mais próximo tinha direito a herança, mas recusou por não querer assumir responsabilidades.

Penso que muitas vezes temos tomado a mesma decisão do parente mais próximo: Vemos a herança, a bênção e a prosperidade na nossa frente, e vemos isso porque uma vida com Deus promove isso, porém quando percebemos que para ter acesso a essas bênçãos é preciso assumir responsabilidades e ter relacionamento, voltamos atrás.

Muitas vezes estamos mais interessados nas bênçãos do que na responsabilidade, obrigações e o relacionamento que devemos ter com a igreja.

Mas Boaz não, o coração dele estava em cuidar, em assumir a responsabilidade, em servir aquela que estava desamparada e amá-la, o olhar dele nunca foi para as bênçãos, mas elas vieram e de forma recalcada, sacudida e transbordante

Boaz levou Rute para a casa dele, e ela se tornou sua esposa. Quando Boaz teve relações com ela, o Senhor permitiu que ela engravidasse, e ela deu à luz um filho…

e lhe deram o nome de Obede. Ele é o pai de Jessé, pai de Davi.

Ele não mirou nas bênçãos, mas olhem o tamanho da benção que ele conquistou; se tornou o patriarca da descendência do Rei Davi, Rei Salomão e de Jesus. Uma decisão pautada no amor, na responsabilidade e em servir, o colocou na genealogia de reis e de Jesus.

O parente mais próximo cedeu o direito, não podemos cometer o mesmo erro. Assuma a responsabilidade, se relacione e sirva a igreja com amor e responsabilidade.

Consumidores ou participantes?

Vivemos em mundo de consumo, onde somos conduzidos e disciplinados à isso. E essa cultura chegou no nosso relacionamento com a igreja, temos tratado a igreja como um restaurante, onde entramos e nos alimentamos. Se gostarmos, voltamos e continuamos consumindo, até indicamos para outras pessoas, caso contrário, não voltamos, não indicamos e ainda negativamos nos aplicativos e redes sociais.

Assim a igreja tem sido tratada; como um local de consumo, porém não somos chamados a ser consumidores de igreja, somos chamados para servi-la, trabalhar nela, e ser participantes daquilo que Deus está fazendo.

O que é servir a igreja?

Você tem o dom de falar? Então faça-o de acordo com as palavras de Deus. Tem o dom de ajudar? Faça-o com a força que Deus lhe dá. Assim, tudo que você realizar trará glória a Deus por meio de Jesus Cristo. A ele sejam a glória e o poder para todo o sempre! Amém.

Deus lhe deu talentos e dons únicos, e servir na igreja é empregar aquilo que Deus te formou para ser em favor do próximo e para a glória de Deus. 

Desde o ventre de nossas mães já temos o nosso DNA & PROPÓSITO definidos por Deus.

Uma igreja tem inúmeras frentes de trabalho, independente da estrutura ou quantidade de membros, ela está sempre precisando e pronta para aceitar um irmão que tem o coração disposto a servir e dedicar um parcela do seu tempo, seja nos exemplos que o Apóstolo Pedro citou no versículo acima; falando e ajudando, ou ainda que apenas com um sorriso recebendo os irmãos na porta da igreja, talvez limpando ou tocando algum instrumento. 

Porque vocês, irmãos, foram chamados para viver em liberdade. Não a usem, porém, para satisfazer sua natureza humana. Ao contrário, usem-na para servir uns aos outros em amor. Pois toda a lei pode ser resumida neste único mandamento: “Ame o seu próximo como a si mesmo”.

Todo serviço realizado na igreja, é uma forma de amar o próximo e exercer e aprimorar aquilo que Deus tem confiado a você na obra Dele.

Talvez isso responda a pergunta que você tem feito: “Qual a importância de servir a igreja?” Servir é um fruto da sua salvação, é um reflexo do seu amor ao próximo e do seu desejo de glorificar a Deus.

Fé sem obras é morta.

O Douglas Gonçalves do Jesus Copy, diz algo interessante: “Nós não somos salvos por obras, mas sim pela graça, porém as obras são a EVIDÊNCIA de que temos a fé salvadora!

O Apostolo Tiago diz em sua carta que: “A fé sem obras é morta.”

É como dois lados de uma única moeda, se sou salvo eu expresso essa salvação em obras.

As obras, o servir, o trabalhar não te salvam, quem te salva é Jesus Cristo e sua graça e de forma imerecida, quem é salvo realiza obras, serve e trabalha. É algo natural que queima no coração do salvo.

Então não há como aceitar Jesus e sua salvação, sem expressar isso através das obras, servindo a Deus em sua igreja local.

Como servir na igreja?

Existem centenas ou talvez milhares de formas de servir a sua igreja local, provavelmente alguma delas esteja relacionada com algum talento que você tem, ou alguma atividade que você já exerce no seu dia-a-dia.

Talvez você seja uma professora, porque não utilizar o seu conhecimento para auxiliar o ministério infantil da sua igreja? Pode ser que você seja um contador, a sua igreja precisa de pessoas para lidar com o financeiro. Se você é uma pessoa ligada às redes sociais, a mídia da igreja é uma boa. 

É provável que o seu coração esteja queimando por alguma área, como diz o louvor; “Deixa queimar”, mergulha se dedique e de o seu melhor, ou talvez seu coração não esteja queimando por nada, mas você entendeu a necessidade de servir.

Converse com o seu líder, com o seu pastor e pergunte a ele, se há alguma área de igreja que está precisando de ajuda e queime por isso.

Se dedique, participe e dê o seu melhor para honra e glória de Deus.

Os dons e talentos Deus tem nos deu, para honra para glória Dele, devem ser empregados apenas em um ambiente de igreja, você é chamado para ser luz do mundo, não luz da igreja. Tenha um coração de servo, seja lá onde Deus te colocar. 

Sirva e ame o próximo, ame a sua igreja e não se esqueça do exemplo do parente mais próximo:

As benção do serviço vem, mas o foco não é esse, o foco é cuidar, ser responsável, amar e cumprir com as suas obrigações e responsabilidades com a igreja, com a noiva de Cristo.

Leia outros artigos relacionados a esse tema:
QUERO MUDAR DE IGREJA, E AGORA?

RECONCILIAI

Se este texto de alguma forma tocou seu coração e ministrou à sua vida, considere semear neste projeto e contribuir financeiramente. Sua doação nos ajuda a manter esta plataforma ativa, permitindo-nos continuar espalhando o evangelho e uma mensagem de reconciliação ao maior número possível de pessoas.

Doe através da chave Pix: reconciliai@reconciliai.com.br

Roberto Alves Soares

Vamos conversar sobre. Escreve ai nos comentários, sua opinião, sua experiência, uma crítica, um pedido de oração, DIGA ALGO, PELO AMOR DE DEUS! 🤩


4 respostas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *