
Se você é cristão, provavelmente já se fez a pergunta QUERO MUDAR DE IGREJA, E AGORA? Mas junto com ela surgem outras: “É pecado mudar de igreja? Eu posso mudar de igreja? O que os meus pastores vão pensar?”.
Pois é, se você está com essas dúvidas pairando em sua mente, saiba que você não está só e até poucos dias atrás eu estava nessa com você (SAIBA MAIS) e se chegou à esse artigo, é possível que agora, neste exato momento esteja acontecendo o culto da sua igreja. E porque eu estou dizendo isso? Estou tendo uma visão profética? Não! Mas é o que a plataforma mostra:
As pesquisas sobre o termo “mudar de igreja” ocorrem com maior frequência, justamente nos horários de culto. Os picos sobre essa busca são aos domingos entre 10:00 às 12:00 e das 18:00 às 20:00, também é possível observar um pico às quarta e quintas-feiras das 19:00 às 20:00. Horários de culto na maioria das igrejas.
E o que isso diz sobre você? Diz que você não está contente em estar em casa e não cultuando ao Senhor. Você entende que o seu lugar é na igreja, servindo e adorando à Deus, mas por algum motivo, não consegue mais estar ou ir na sua igreja local.
O google também nos mostra que já foi pesquisado mais de 980 variações relacionadas à “mudar de igreja”, entre elas, 180 são perguntas, como: “Quando mudar de igreja? Como mudar de igreja? O que a bíblia fala sobre mudar de igreja?”.
980 variações de buscas somente no google é um número considerável e aposto que não foi você que pesquisou tudo isso.
Mas o que será que está acontecendo para tantas buscas e variações de pesquisas sobre mudar de igreja?
A falta de debate sobre esse assunto, que é pouco falado nos púlpitos, plataformas, mesas e discipulados, é um dos fatores principais.
Por ser um assunto quase não falado, existe o receio sobre a reação da liderança da igreja; “O que meu líder vai pensar? Qual será a reação do meu discipulador? Como o pastor vai reagir?”. (SAIBA COM EU LIDEI COM ESSAS PERGUNTAS)
Isso acontece justamente porque não se fala sobre isso, e nas poucas vezes que esse assunto ganha voz é de forma negativa.
Sendo assim, até faz sentido buscar respostas para essas dúvidas na internet.
Ouvir e ler o que é falado sobre esse assunto é importante, mas não quer dizer que a internet seja a melhor ferramenta. É como aquelas pesquisas que fazemos: “Estou com dor de cabeça e coceira no pé, o que significa?”. Provavelmente vamos encontrar algum artigo dizendo que é câncer.
E no que se refere às coisas de Deus e ao nosso relacionamento com Ele e a Igreja, provavelmente encontraremos coisas tão absurdas quanto ao diagnóstico de câncer.
O melhor lugar para esse assunto sempre será a mesa, uma mesa com a liderança, com os pastores, com os irmãos. A bíblia nos garante que na multidão de conselhos há segurança, mas talvez essas mesas não estejam acessíveis, então vamos falar sobre isso agora. Foi por isso que escrevi este artigo e também um livro sobre (LEIA AQUI).
QUERO MUDAR DE IGREJA, MAS É PECADO?
Entre as 980 variações de pesquisas encontradas sobre esse tema, uma das mais comuns é essa; “É pecado mudar de igreja?” e a resposta é NÃO!
Definitivamente, não é pecado mudar de igreja, e creio que seja essa a resposta que você está procurando. No entanto vale alertar que existem algumas situações que precisam de atenção durante esse processo, e uma delas é:
MOTIVAÇÃO
O que te conduziu a querer mudar de igreja?
Existe um motivo, ou alguns que te trouxeram até essa situação e eles podem ser os mais variados possíveis, como: “A igreja que estou não não segue a bíblia como deveria; Ela não é cristocêntrica; Existe um ambiente de manipulação”. Esses são bons sinais de que você de trocar de igreja, mas mesmo assim não quer dizer que você obrigatoriamente deve trocar ao identificar essa situação.
Você já parou para pensar que existe a possibilidade de Deus ter te colocado nessa igreja, para que você seja um agente de transformação nessa deficiência que encontrou?
Agora se as suas motivações são; “Não gosto do pastor; Não tenho oportunidade; Aqui tem muita gente errada; Muita fofoca; O culto demora para acabar”. Essas reclamações não devem ser o motivo para trocar de igreja.
Não que seja proibido pensar isso, é normal não concordarmos ou não gostarmos de algumas coisas, principalmente quando envolve o relacionamento com o próximo. Mas se a sua igreja é uma igreja fundamentada na palavra, é cristocêntrica e tem uma liderança que está focada em fazer a vontade de Deus, neste caso vale pensar mais um pouco sobre isso e buscar a vontade de Deus.
COMO ESTA O SEU CORAÇÃO?
Embora o fato de mudar não seja pecado, alguns sentimentos podem ser. Ofensa, ressentimento e a falta de perdão é pecado. E sobre isso nós temos bons conteúdos de homens e mulheres de Deus que já traçaram uma longa jornada de evangelho e tem muito a nos ensinar. John Bevere, escreveu um livro que todo cristão deveria ler, não uma, mas diversas vezes ao longo da sua caminhada com Cristo e a igreja. “A Isca de Satanás”
Este livro expõe uma das armadilhas mais sutil e poderosa que satanás utiliza, para nos tirar da vontade de Deus: A ofensa.
Se você sondou as suas motivações e identificou que está ofendido, deve ler esse livro, aliás todos nós devemos ler. Como diz o próprio prefácio do livro, a ofensa é algo sutil e talvez nós nem sabemos que estamos preso à essa armadilha e talvez isso tenha nos motivado a partir. Leia o artigo: O ministério da Reconciliação.
IGREJA NÃO É RESTAURANTE
Vivemos hoje em mundo de consumo, fomos conduzidos e educados à isso e infelizmente essa cultura já chegou no nosso relacionamento com a igreja. Temos tratado a igreja como um restaurante, onde entramos e nos alimentamos; se gostarmos, voltamos e indicamos para outras pessoas, caso contrário, não voltamos, não indicamos e ainda negativamos nos aplicativos e redes sociais.
É assim que a igreja tem sido tratada; como um local de consumo, mas nós não somos chamados a ser consumidores de igreja. Somos chamados a servir a igreja, e isso isso nos leva de novo a pergunta: Você já parou para pensar que existe a possibilidade de Deus ter te colocado nessa igreja, para que você seja um agente de transformação nessa deficiência que encontrou?
Leia o artigo: Qual a importância de servir na igreja?
Independente de qual seja a motivação, já vimos que ela não deve ser o fator decisivo. Existe um fator, um motivo que deve ser não o principal, mas o único quesito a ser levado em consideração quando fizermos a pergunta: “Devo trocar de igreja?”, e esse fator é a vontade de Deus.
Se você é maior de idade e tem o controle sobre a sua vida, a sua obediência deve ser à vontade de Deus, ao que o Espírito Santo tem dito a você. Se ele te disse: “Sai; vai; troca; muda”, você está esperando o que para tomar essa decisão? Mas se ele não te disse nada, provavelmente é porque você não deve fazer nada.
PATERNALISMO X PATERNIDADE
Se existe um tema que você deve muito levar a sério quanto a sua vontade de mudar de igreja é esse tema. Talvez você esteja fazendo parte de uma seita e nem saiba
PATERNALISMO
Paternalismo é quando líderes tomam decisões por nós, achando que sabem o que é melhor para nossa vida; com quem casamos, onde trabalhamos, se podemos passear com a família ou não. Isso muitas vezes é feito sem considerar nossa opinião ou vontade, limitando nossa liberdade, tudo deve passar pelo crivo de um líder máximo. Na igreja, isso acontece quando líderes/pastores controlam cada detalhe da vida da congregação, sem dar espaço para participação ou crescimento pessoal. Eles acreditam que estão protegendo, guiando e sendo a voz de Deus na vida das pessoas, mas na verdade, estão impedindo que as pessoas desenvolvam sua própria fé e capacidade de decisão.
Líderes paternalistas nunca admitem erros, dificilmente você ouvirá: “Errei”. Porque o orgulho e a arrogância não permitem.
Também evitam reconhecer que alguém que saiu da igreja possa estar certo, eles preferem manter uma imagem de perfeição, alegando que não há lugar melhor que aquele. Além disso, eles cortam relações com quem sai. Se saiu, já não é mais de Deus. A reputação de quem saiu será atacada. Calúnias, suposições e até conversas pessoais e íntimas serão expostas.
Para manter o controle, isolam a igreja de outras influências, insistindo que Deus só se move através daquele ministérios ou de poucos, que partilham da mesma visão controladora, tais pastores não gostam de compartilhar o púlpito, é um risco.Líderes paternalistas nunca incentivam uma obediência crítica à Bíblia com “Obedeça a palavra, mais do que a mim”. Você é útil enquanto tiver uma obediência cega. A relação pode acabar de forma imediata caso você questione qualquer prática.
Não gostaria de te assutar, mas, o controle excessivo, isolamento do mundo exterior, manipulação emocional, restrições a liberdade, desencorajamento do questionamento e rejeição aos que tomam outos caminhos, são as caracteristicas marcantes de seitas e não de igrejas saudáveis.
PATERNIDADE
Paternidade na igreja é completamente diferente, envolve cuidado genuíno, orientação e apoio, mas com respeito à autonomia e ao crescimento de cada pessoa. Um líder que pratica a paternidade espiritual não controla, mas orienta e encoraja o desenvolvimento espiritual individual.
Você não precisa ter a benção do pastor, para casar com aquela pessoa, para mudar de emprego, para curtir um final de semana com a família.
Você precisa do sim de Deus, e isso é incentivado em uma igreja paternal; buscar a vontade de Deus, não a do lider ou a do pastor.
Obviamente, há sabedoria na multidão de conselhos e é uma boa pratica compartilhar seus anseios com os irmãos, no entanto a ultima palavra é de Deus e você é livre para tomar suas decisões.
Deus é o verdadeiro Pai, e a igreja deve refletir essa paternidade. A igreja deve ser um lugar onde todos se sintam parte de uma família espiritual, onde os órfãos encontram um pai, e as viúvas têm sua causa defendida. É um ambiente de acolhimento e crescimento, não de controle e manipulação.
Enquanto o paternalismo sufoca e controla, a paternidade nutre e libera. A igreja deve buscar ser um corpo paternal, refletindo a paternidade de Deus, onde cada membro é valorizado e incentivado a crescer. Líderes devem ser guias amorosos, não controladores autoritários, promovendo um ambiente de liberdade, crescimento e verdadeira comunhão.
Assista a explicação do Leandro Barreto sobre a diferença entre Paternalismo e Paternidade.
QUERO MUDAR DE IGREJA, MAS O QUE A BÍBLIA DIZ?
A bíblia não diz nada sobre isso, não existe mandamento bíblico sobre esse assunto, o que você vai encontrar na bíblia, no novo testamento são diversas igrejas, diversas placas e denominações, vemos até Paulo andando por elas, visitando, pregando e admoestando-as.
O próprio Jesus no livro de apocalipse, menciona 7 igrejas. Mas em nenhum local está escrito; “Não troque” ou, “Não mude”.
No entanto, a bíblia nos orienta a amar a igreja, a lutar por ela, a servi-la, e a estar na igreja. Talvez isso já seja o suficiente para você não realizar a troca. Portanto leia a bíblia, talvez ela fale com você. Leia o artigo: Qual o segredo para ler a bíblia?
Pode ser que você tenha identificado falhas em sua igreja, e ela tem, algumas até graves. Mas quando a palavra nos diz que devemos amá-la e servi-la, significa que não podemos simplesmente abandoná-la no primeiro problema encontrado.
Talvez a solução do problema esteja em nós, ou talvez o problema seja nós.
Se a motivação para a troca da igreja for por problemas encontrados nela, devemos antes nos perguntar: “Eu posso fazer algo para mudar a situação?”; “Eu fiz tudo o que estava ao meu alcance para ajudar?”.
Será que não podemos andar uma milha a mais e tentar ajudar a igreja, ajudar o pastor e ajudar os nossos irmãos?
A palavra é muita clara sobre a verdade; ela liberta e deve ser dita. Então se a sua vontade de sair da igreja está relacionado a problemas que você identificou, busque conversar sobre isso, busque a sinceridade e dialogue. Tenha tempo de mesa, de discipulado e fale aquilo que te aflige, mas com as pessoas corretas, aquelas que vão poder te ajudar, se o intuito for só reclamar, melhor ficar em silêncio.
Apesar de não ser pecado e não constar na bíblia, podemos cometer sérios erros durante esse processo e erros que estão claramente ditos na bíblia; “…discórdias, ciúmes, raiva, ambições egoístas, dissensões, divisões, inveja, …”
Somos chamados a participar do bem estar da igreja, mas sendo feito isso, quando chegar o dia, que você possa dizer: “Tendo feito o que me cabia, agora está na hora de procurar outra igreja”
QUERO MUDAR DE IGREJA, MAS COMO FAZER A TROCA?
Você já avaliou todo o cenário, possibilidades e motivações. Orou, buscou em Deus e a decisão é trocar de igreja. Bem vindo ao clube, eu Roberto, autor deste artigo também passei por isso, e devo te informar que os próximos passos precisam ser tão cuidadosos quanto os anteriores. Muita coisa está envolvida nisso; os amigos que você está deixando para trás, as atividades que você não vai mais fazer; a liderança que vai questionar; o que você vai falar; como as pessoas vão reagir a sua decisão e como você vai reagir a reação delas.
Lembre-se que somos chamados a promover o bem estar da igreja, e não é porque estamos saindo, que precisamos jogar uma granada e sair correndo, não. O ministério que o Senhor confiou a todos nós é o da reconciliação, o de promover a paz.
COMO FALAR COM OS PASTORES?
Infelizmente não existe receita para isso, estamos falando de pessoas, e pessoas são diferentes, pensam e agem diferente. O único ingrediente padrão para isso é a verdade, é com ele que temos que trabalhar, mas ele não é garantia de tranquilidade nesse processo.
Não saia simplesmente, chame os seus pastores, a sua liderança, o seu discipulador. Honre a vida deles e todo tempo que investiram na sua vida e seja sincero, conte os detalhes, o que te fez chegar a essa decisão, talvez eles entendam, talvez não. É provável até que a sua decisão seja mudada. Mas é válido e necessário um diálogo aberto, lógico que se for possível, sabemos que existem lideranças não saudáveis que não querem falar sobre isso. ESSA PARTE NÃO FOI FÁCIL PRA MIM (LEIA AQUI)
PRECISO DA BENÇÃO DOS PASTORES?
Ter a opinião e aprovação de quem te acompanha é muito importante e válida, mas vamos partir do princípio que você é livre, Jesus conquistou essa liberdade para você.
Embora sejamos carinhosamente chamados de ovelhas e ovelhas vivem em rebanho, esse rebanho não é de nenhum homem nesta terra. Fazemos parte do aprisco de Jesus Cristo e existem igrejas e lideranças que pensam de forma errada, querendo prender as suas ovelhas em “seu” rebanho, mas você é livre e responsável pelas suas decisões e partindo do princípio de que você fez o caminho correto até chegar a essa decisão; sondou o seu coração e conhece as motivações, não tem porque ficar preso a essa exigência.
Mas é imprescindível que haja respeito, elegância, ética, educação e honra. Se compararmos com um ambiente profissional, ao sairmos da empresa, ao trocarmos de trabalho, existe uma ideia de que devemos sair bem, deixar a porta aberta, mas porque em uma relação de família espiritual deveria ser diferente? Agradeça, honre e se despeça. Se receber uma oração de envio, de benção, agradeça, se não, agradeça do mesmo jeito e vá.
DURANTE A SAÍDA
Agora vou falar do meu processo, sobre coisas que o Espírito Santo me ministrou, já passei por tudo que falamos anteriormente e agora estamos na fase da saída.
Deus foi muito bom comigo durante esse processo. Em cada etapa Ele foi me dando um passo a passo completo de como fazer e como me comportar, foi tudo tão detalhado que escrevi um e-book sobre isso; QUERO MUDAR DE IGREJA, E AGORA?.
E sobre a saída Ele foi muito enfático sobre algumas coisas específicas;
- Nem todo mundo precisa saber;
- Não arraste ninguém com você;
- Não fale mal da igreja que você saiu;
Fale somente com aqueles que você deve satisfação; os que te lideram, os que você lidera e seus amigos, nem todo mundo precisa saber o que acontece na sua vida. A Sunamita nos ensina muito sobre isso no livro de 2 Reis. Ela tinha um grande problema e sabia quem poderia resolver, mas no caminho as pessoas perguntavam, se ela estava bem, ela não estava, mas não precisava dizer para quem não iria ajudá-la e não disse, foi diretamente em quem a ajudaria e de fato ajudou.
O que tem para a sua vida, pode ser que seja só para você e sua família, lembra da história de Abraão? Deus mandou que saísse da sua parentela para uma terra que Deus mostraria. Deus mandou ele deixar tudo para trás e ir viver algo novo. Ele não obedeceu completamente e levou Ló com ele, e podemos ver claramente no livro de Gênesis que não foi uma boa decisão. Ló, Abraão e toda descendência dele e ouso dizer que até nós pagamos até hoje o preço por Abraão ter levado o sobrinho com ele.
Lembre-se que a igreja é a noiva de Cristo, eu não sei você, mas eu não seria louco de falar mal da noiva de ninguém, muito menos a de Cristo. Seja grato pelo que você viveu e aprendeu na igreja que estava, mesmo que você tenha motivos para estar chateado, esqueça isso, libere o perdão e siga em frente.
NÃO FIQUE SEM IR À IGREJA
Mesmo não tendo um lugar para chamar de casa, família e de sua igreja, não deixe de congregar.
Aproveite esse tempo e visite lugares, visite a igreja de amigos. Sabe aquele amigo que sempre te convidou: “Vem visitar a minha igreja.”. Vá!
Quando decidimos sair da igreja que estávamos, minha família e eu entramos em um acordo: Não passaríamos um domingo sequer sem estar cultuando em alguma igreja. Tínhamos os nossos momentos de comunhão, devocional e secreto em casa, mas o domingo deveríamos estar na igreja. E assim fizemos. Foi incrível, conhecemos lugares e pessoas maravilhosas.
Entendemos que a igreja também tem como uma de suas finalidades, ser um lugar de segurança, um lugar de refúgio e abrigo, mesmo sabendo que muitas vezes, será dentro dela que você será ferido.
Compare a igreja com a arca de Noé, esqueça aquela história infantil, com animais coloridos e simpáticos e um céu azul e um mar tranquilo no cenário, esqueça isso.
A arca era um lugar de muito trabalho, com os mais diversos tipos de animais, cada um com o seu temperamento; alguns são carinhosos, alguns são reservados, outros agressivos, uns comem muito, outros comem pouco, alguns trabalham, outros só dormem.
Além disso você tem que servir todos esses animais e tem que limpar a sujeira deles. E ainda assim, alguns querem te morder, outros são tão grandes que pisam em você.
Mas, quando você olha pela janela da arca, você vê um mundo cinza de tempestade, ondas tentando naufragar e afundar a arca ou a igreja, quando você olha mais um pouco, você vê corpos boiando. E ai você lembra que embora, você se machuque e trabalhe muito, dentro da arca há vida, há salvação. Não pule para fora dela. Leia: Contos de Um Observador
QUERO MUDAR DE IGREJA, MAS COMO ACHAR UMA NOVA?
Muito importante levar esse processo até o final entendendo que é uma troca, não uma saída. Você trocando de igreja e quanto menos tempo você ficar sem congregar é melhor.
(Te incentivo à ler o meu testemunho pessoal sobre)
Quando não estamos congregando, estamos vulneráveis a todo tipo de armadilha do inimigo, então procure logo um lugar para chamar de casa. Talvez você tenha saído da sua igreja, já sabendo para onde iria, ou talvez você esteja vivendo um processo semelhante ao meu, onde Deus começou isso tudo com a palavra dita à Abraão; “O Senhor tinha dito a Abrão: “Deixe sua terra natal, seus parentes e a família de seu pai e vá à terra que eu lhe mostrarei.”. Existe algo muito interessante aqui, Deus disse sai, vai andando e no caminho eu te mostro a terra que lhe darei.
Comigo foi assim; sai sem uma igreja, fui andando e visitando algumas até que cheguei em uma e Deus disse; É aqui!
Sabe aquela história de que você só percebe que o prédio está torto quando tem um prédio reto ao lado? Pois é! No entanto, talvez onde você esteja hoje, sequer é permitido olhar para o prédio do lado. Nesse caso, como saber se o prédio está torto? Talvez seja necessário um pouco de desobediência.
A minha saída não foi por conta de problemas identificados, foi exatamente o que aconteceu com Abraão, sai e vai. Mas talvez com você seja por conta de problemas, então procure conhecer esse lugar, conheça a linha teológica, mas principalmente procure em Deus, ore, jejue e esteja sensível a voz Dele, não fique caçando problemas entenda que não somos consumidores de igreja, somos parte dela.
Apesar de tudo que foi dito aqui, o nosso foco deve ser sempre fazer a vontade de Deus, não a nossa, não a dos pastores, não a dos nossos amigos, mas sim a vontade de Deus. Então temos que estar atentos a voz Dele e temos que ter a ciência de que Deus não se contradiz. O seu processo de troca não pode contrariar o que a bíblia diz sobre rebeldia, sobre falta de perdão, sobre ira, maledicência e etc.
Espero que esse artigo te ajude, a mudar de igreja ou não, mas oro para que você tome a decisão correta e que o Senhor esteja contigo.
Se você está em busca de um direcionamento mais profundo, conheça o meu livro e faça sua escolha com confiança Clique no link QUERO MUDAR DE IGREJA, E AGORA? ou na imagem abaixo e conheça mais detalhes de como foi o meu processo de transição e como lidei com cada uma das etapas dessa importante decisão.

Vamos conversar sobre. Escreve ai nos comentários, sua opinião, sua experiência, uma crítica, um pedido de oração, DIGA ALGO, PELO AMOR DE DEUS! 🤩
Deus o abençoe!
A paz. Tenho 20 anos e faz 5 anos que congrego na mesma igreja. Estou nesse processo de mudança de igreja e confesso que não é fácil. Observando o site, tive a noção de que o que me conduziu a mudar de igreja são os hábitos e costumes, cobrança excessiva, foco da igreja como um todo, hiper valorização de coisas banais, falta de acolhimento, e eu preciso viver algo novo. Preciso de um renovo de Deus na minha vida.
Meu desejo não é andar como o mundo, mas preciso de uma igreja que foque no que é mais importante. Preciso fazer parte de uma mocidade que também me motive (mesmo sabendo que isso não é o principal motivo). Mas eu preciso do renovo de Deus. E me sinto desencaixada a cada dia que se passa. Não consigo seguir os mesmos diálogos e sinto que estou morrendo espiritualmente. E por conta disso, sinto que devo trocar de ministério.
A Paz Rebeca! Espero que esteja bem!
Bom, a grande questão é; O que Deus está falando para você sobre isso? Certamente Ele tem as respostas. Ou talvez Ele já tenha dito e já esteja escrito. Por exemplo se os ensinamentos dessa igreja, não estão centrados na figura de Cristo. Não precisa esperar resposta Dele.
Me preocupa quando você diz “hyper valorização de coisas banais”, não sei se é sobre isso que você está dizendo, mas existe muita cobrança de algumas igrejas sobre coisas que não estão na bíblia, muita doutrina de igreja e quanto à isso talvez não valha a pena lutarmos, você provavelmente não vai mudar a cultura da igreja. Então se é esse o caso, porque ficar sofrendo? Existem pessoas que se adequam, outras não. E certamente Jesus tem um lugar que Ele escolheu para você. Ore, busque, medite na palavra e você terá a resposta.
Sabe aquela história de Moises subir no monte e todo o povo que estava com ele, não querer ir? Pois é, não podemos nos comportar como o povo, não podemos estabelecer um Moises sobre as nossas vidas e deixar que ele fale qual a vontade de Deus sobre as nossas vidas. O véu se rompeu! Temos acesso direto ao Pai e Ele que se relacionar conosco e nos direcionar.
Lá no artigo tem um link de um e-book gratuito, onde eu conto o meu testemunho sobre como foi a minha mudança e o quanto Deus falou comigo nesse processo. Se possível, baixe e leia, é curtinho, mas tenho certeza que pode edificar sua vida.
Se Deus mandar você mudar, mude-se para a igreja mais próxima da sua bíblia, não a mais próxima da sua casa.
Deus te abençoe e te conduza!
Se você está pensando em mudar de igreja e precisa de mais clareza sobre essa decisão, clique aqui e confira o meu livro! Ele pode te guiar nessa jornada com sabedoria.
A Paz do Senhor. Primeiramente obrigado por esse artigo bem explicativo sobre está situatuação. Eu tenho 18 anos e moro no USA.
Alguns dias atrá eu nem sequer havia pensado na ideia de mudar de igreja, so que também não tenho conseguido congregar a minha igreja actual. Estou alguns meses sem aparecer por lá mesmo a minha familia indo, eu não consigo. Em Uma parte de seu artigo did que o Espirito Santo diz se realmente devemos ou não mudar de Igreja. Não quero tomar Uma decizão que vá contra o Espirito Santo. Muitas das cituações citadas acima infelizmente não se aplicaram a minha situação pois apezar de não ter nada que deveria atrapalhar meu aprendizado na Igreja, eu não consigo ir para lá.
Se tiver algum counselor para mim porfavor. Eu ficaria mais do que grato.
A Paz meu amigo!
Obrigado por compartilhar o que está passando.
É difícil dizer o que você deveria fazer, mesmo que eu conhecesse todos os detalhes.
Precisamos aprender a buscar em Deus, buscar o auxilio do Espirito Santo, em todas as decisões das nossas vidas. João 14:26-27 “Mas o Auxiliador, o Espírito Santo, que o Pai vai enviar em meu nome, ensinará a vocês todas as coisas e fará com que lembrem de tudo o que eu disse a vocês. — Deixo com vocês a paz. É a minha paz que eu lhes dou; não lhes dou a paz como o mundo a dá.”
Mas me parece que a sua questão talvez não esteja tão relacionada a trocar de igreja, mas sim em sentir prazer em estar na igreja, pois pelo o que vc mesmo diz, não tem nada que te atrapalha, você só não sente vontade de ir.
É muito mais confortável não ir para igreja. Quanto mais nos afastamos, mais queremos estar longe, pois o mundo nos oferece coisas mais atrativas e isso é fato. Netflix, Streaming, games e etc.
Mas uma coisa importante que devemos ter em mente, é que igreja não é sobre nós e o que gostamos. É sobre Jesus, é sobre nos reunirmos como família e o adorarmos, não é para nós é para Ele. E enquanto tivermos essa mentalidade de: “Não estou gostando”, nunca vamos gostar, prq não é atrativo para nós. É um culto de adoração à Deus! Temos que sair da nossa casa para ir à igreja, com o pensamento Nele. “Em senti-lo, toca-lo, chamar a atenção Dele, cantar e louvar a Ele”.
Quando possível, dê uma lida em um outro artigo que escrevi: “O PARENTE MAIS PRÓXIMO DE RUTE, NÃO SEJA COMO ELE”, Talvez Ele fale com você em relação à igreja.
Mas se posso te deixar, não um conselho, mas uma dica: Honre os seus pais, acompanhe-os e se possível se abra para eles e diga o que sente e acima de tudo busque em Deus. Deus tem prazer e nos responder sobre as coisas relacionadas à Ele. Suba o monte e fale com Ele e que a paz de Cristo seja o juiz em seu coração.
Obrigado meu amigo. Que Deus te abençoe! Orando por ti!
Paz gente me chamo kamila, em agosto eu fui convidada para ir num culto em uma igreja sem ser a minha,e deus falou muito cmg no primeiro dia ent decidi ir tds os dias, o tema era “A arca na casa de Obede-edom ” como a campanha era em dias q n tinha culto no meu ministério eu comecei a ir.
A campanha durava 3 meses!! Eu coloquei um propósito para saber oq Deus queria comigo, passou 2 meses chegou outubro e deus n tinha me respondido. Então eu fui conversar com ele eu desse que estava muito feliz pela campanha estar no último mês porém Deus ainda n tinha me respondido!! E eu desse q esperaria o tempo q for pela minha resposta!!.
Qnd foi na outra semana deus me respondeu! Desse q estava preparando outro ministério pra mim! Eu fiquei surpresa mais comecei a buscar para deus me direcionar para um lugar e comecei orar pelos meus pastores e líderes!
Dps de case 5 meses nessa busca o senhor me ajudou e neste mês vou mudar de ministério!! O msm q estava indo na campanha talvez deus já estivesse me direcionado para lá a muito tempo!! E neste mês vou conversar com meu pastor e líderes para fazer a minha mudança tão direcionada pelo senhor!! Meu coração sente uma alegria de estar fazendo a vontade de Deus, todo esse tempo de espera valeu apena!! Foi isso deus abençoeeee!🤍
Se você está pensando em mudar de igreja e precisa de mais clareza sobre essa decisão, clique aqui e confira o meu livro! Ele pode te guiar nessa jornada com sabedoria.
Se você está pensando em mudar de igreja e precisa de mais clareza sobre essa decisão, clique aqui e confira o meu livro! Ele pode te guiar nessa jornada com sabedoria.
A paz! Eu fui criada 24 anos em uma mesma igreja (tenho 26 anos), já passei muitas coisas por lá, tanto boas e ruins. Uns 6 anos tenho tentado mudar de igreja, mas nunca senti realmente que era a hora, pois via que era por conta de uma liderança tóxica. Não prossegui na decisão pq estava com o emocional abalado e realmente não era a hora. Uns 3 meses comecei a sentir que preciso viver coisas novas. (apesar de sempre querer, não sentia tanto isso como agora). Minha igreja é super tradicional e algumas coisas me incomodam nela, pq praticamente tudo é pecado e tal. Nos últimos anos, fiquei na liderança de algo e sinto a necessidade de ser liderada também. Me sinto sufocada pois congrego com minha mãe e acaba que ela vê alguns conflitos que ocorrem li (na época q eu era líder e passei por algumas acusações). Vejo que isso tem afetado a sua saúde e tbm gostaria de sair por ser protegida por ela, em algumas posições. Me sinto sufocada pq parece que os mais antigos da igreja só pq me viram crescer, podem falar o que quer e eu abaixar a cabeça, sem questionar com educação . Sinto que preciso encerrar esse ciclo de superproteção para me desenvolver tanto pessoalmente como espiritualmente. Por ter crescido nesse ambiente superprotetivo em casa e na igreja, fico muito confusa e com muito medo de tomar essa atitude “sozinha”. Já tenho uma igreja que frequente e quero ficar lá (prega a palavra, tem muitos eventos para crescimento espiritual e tal). Tenho medo de tomar a atitude errar e ser punida de alguma forma por Deus. Estou em oração para ter um direcionamento de Deus e vou começar a procurar aconselhamentos, porque isso é um assunto que não posso nem tocar em casa que gera desentendimento e minha mãe nem que entender o motivo desse meu desejo.
Se você está pensando em mudar de igreja e precisa de mais clareza sobre essa decisão, clique aqui e confira o meu livro! Ele pode te guiar nessa jornada com sabedoria.
Graça e Paz, tem 5 anos que congrego em uma igreja com o modelo do M12, já fui lider de célula e não aguentei a opressão, a cobrança é muito grande, e as obrigações também, hábitos e costumes que não estou de acordo, exemplo tem que ser pago a primicia para os apóstolos, quem não faz não deveria ter cargos na igreja, todo dia tem que orar na igreja, caso contrário está debaixo de maldição pelo motivo de não estar obedecendo sua liderança, nunca posso ter esses questionamentos, porque isso é pecado de feitiçaria, no altar da igreja tem uma arca da aliança, todo ano tem caravana pra Israel, feita pela agência do líder do m12. Pessoas humildes se sacrificam pra ir, entre tantos outros costumes, em uma reunião ouvi da minha liderança que Deus tirou a filha de uma mulher, porque desonrou eles. Já expressei o meu interesse de sair, sem detalhes, se falar alguma dessas questões que citei serei taxada de rebelde, não temos direito de pensar, ou achar nada, a obrigação nossa é obedecer, e a divisão das pessoas competitivamente, me incomoda tbm, enfim, tenho perdido a minha comunhão, porque acabo me sentido culpada por ter esses pensamentos, e pra completar meu esposo é totalmente devoto a igreja e pastores, e não concorda com minha saída, mas sinto que estou morrendo a cada dia, não tenho vontade nenhuma de ir pra lá, não é um motivo são vários. Meu pastor quer conversar disse que não preciso participar do M12, que posso fazer o que eu quiser, mas isso me deixou pior, gostaria apenas de sair bem com todos, sem ter que expor essas insatisfações, até mesmo porque tem eles respostas e argumentos pra tudo e vou ser duramente julgada.
Se você está pensando em mudar de igreja e precisa de mais clareza sobre essa decisão, clique aqui e confira o meu livro! Ele pode te guiar nessa jornada com sabedoria.
Paz mudei recentemente de uma igreja e as vezes fico preocupada se Deus não vai me castigar temo muito a Deus mas fui acompanhar meu marido em a qual ele estava frequentando preciso de um conselho
A paz minha irmã!
O melhor conselho que eu posso te dar é: Mergulhe em Jesus, tenha relacionamento com Ele e sejá sincera em suas orações. Talvez assim você veja que não servimos à um Deus de castigo, mas sim a um Deus misericordioso, que entregou o seu filho por amor à você, ao seu marido e a sua casa. Acompanhe o seu marido, honre-o, casa dividida não prospera! Ore para que Deus te conecte à essa nova casa. Ore para que Deus te revele se ai é o lugar de vocês! Acima de tudo, ore para Deus te levar para a igreja mais proxima da palavra Dele!
Que Deus abençoe a sua casa e os direcione ao centro da vontade Dele!
A paz do Senhor,
Congrego numa igreja a 2 anos junto com o meu marido, estou envolvida na igreja, é uma igreja aonde Deus fala comigo. Mas todos os dias penso em sair dessa igreja, pois já faz um ano que passei uma humilhação MUITO grande relacionado ao meu marido e outra irmã da igreja. Não tem sido dias fáceis, colocar uma máscara de estar tudo bem e ir na casa do senhor. Quando estou no culto eu me sinto bem outras vezes a lembrança desse lugar me faz sentir péssima, tudo aconteceu enquanto eu trabalhava pra Deus dentro da igreja.
Eu tenho muita vergonha de congregar nessa igreja e está atrapalhando eu esquecer a traição que eu passei.
Tenho vontade de mudar mas essa igreja depende de mim em alguns trabalhos, tenho o receio de sair da vontade de Deus e coisas piores acontecerem na minha vida.
Deus abençoe
A Paz minha irmã.
Você já conversou com o seu marido sobre isso? Se você está em um processo de perdão, um processo que não é rápido e nem facil, talvez sair desse local sejá uma escolha sensata. Deus não precisa de funcionários, Ele quer filhos e filhas saudáveis. A sua família vem antes do seu ministério, e eu glorifico à Deus por você estar lutando por ela. Ore, ore muito por isso, mas faça a sua parte, não seja passivel. Converse com seu esposo, sê necessário converse com os seus pastores.
Jesus disse en Mateus 18:9: E, se seu olho o faz pecar, arranque-o e jogue-o fora. É melhor entrar na vida eterna com apenas um dos olhos que ser lançado no inferno de fogo com os dois olhos.
Tem coisas e situações que não são pra gente, identifique aquilo que te faz pecar e arranque fora, se for necessário mudar de igreja, mude. Se for necessário trazer esse assunto de volta pra mesa, traga. Deus é um bom Pai e que pai que gostaria de ver um filho exposto à isso?
E por favor não considere a minha opnião para tomar a sua decisão. Considere a opnião de Deus!
Q paz do Senhor tenha 34 anos
congrego em minha igreja a 6 anos, antes eu congregava em ouro igreja onde fui batizado fui liberta do vício do cigarro, Ouve um Tempo a minha vida que passei por grande tempestade na minha
vida, paasei por uma enfermidade, fiquei chatiada com algumas coisas da igreja que eu congregava uma colega me convidou para ir a igreja dela, A que eu congrego hj, e sai da igreja seu falar nada com meu pastor, hj entendo sai na rebeldia mas depois o espírito santo me encomodou fui lá pedi perdão ao pastor por ter saido assim sem falar nada ,mas continuei nessa igreja que congrego atualmente, conheci um rapaz namoramos, casamos, minha vida virou um inferno esse casamento sofri agressão física humilhação,
Passei por muitas coisas ruim quase me desvieu depois que sai da igreja que eu era pois sai sem pedi direção a Deus, pois mesmo eu tendo me arrependido mas as consequências vinheram na minha vida,
Hj estou passando,por um processo de divórcio estou separada desse rapaz vai faze 2 anos e ainda cogregamos na mesma igreja ele é diácono eu diaconisa, mas é um clima muito estranho e difícil pra mimcongrega na mesma igreja que meu ex marido sinto voltade de voltar para minha antiga igreja onde td começou de onde na verdade eu nunca de deveria ter saido, mas tenho orado pedindo direção a Deus para não cometer o mesmo erro do passado e Deus tem falado muito comigo e depois que li o seu testemunho de mudança de igreja só confirma o que DEUS tem me falado.
Obrigada
Se você está pensando em mudar de igreja e precisa de mais clareza sobre essa decisão, clique aqui e confira o meu livro! Ele pode te guiar nessa jornada com sabedoria.
Olá, bom dia! Estou há 3 anos em uma igreja juntamente com minha família, minha igreja é cristocêntrica, isso é ótimo. Estou mudar de igreja, mas tenho muitas dúvidas e me sinto ingrata, pois já fui muito ajudada nesse local, principalmente na vida espiritual.
De uns dias para cá tenho passado um processo complicado com minha filha adolescente 17 anos ela acabou caindo e isso me afetou muito e meu marido também ficamos desanimados, a igreja se posicionou em aconselhar, porém, ao conversar com ela percebi o quanto ela estava se esforçado pra fazer o correto antes de acontecer tudo isso e ela teve promessas de participar das atividades da igreja porem só foram promessas mesmo se dedicando e percebi quando ela disse isso que eu também não tive um crescimento dentro da igreja em questão de servi e isso acabou estagnando e não tendo mais vontade de fazer a obra do Senhor me sinto frustrada e não sei o que fazer.
Se você está pensando em mudar de igreja e precisa de mais clareza sobre essa decisão, clique aqui e confira o meu livro! Ele pode te guiar nessa jornada com sabedoria.
boa tarde!
otimo texto, pois estava com muita duvida sobre mudar de igreja, tenho a certeza que achei a resposta pois sou evangelica a20 ano em uma so igreja e aos poucos foi se esfriando, amo Deus leio a biblia todos os dias so não sinto mais avontade na igreja, eu era uma levita mas tive que largar o ministerio devido ao trabalho e com isso os membros da igreja foram se afastando. Acho triste! Tenho muita fé que irei encontrar uma igreja em que sinto o espirito santo agir novamente, a minha igreja começou a se envolver na politica onde já não gostei e os pastores mudaram o comportamento toatalmente, sei que esta escrito na bilblia de varios varoes que se envolveram na politica mas infelismente não acho certo!
Se você está pensando em mudar de igreja e precisa de mais clareza sobre essa decisão, clique aqui e confira o meu livro! Ele pode te guiar nessa jornada com sabedoria.
Me converti um uma casa de uma família da igreja Presbiteriana, foi um voto que fiz com Deus, não sabia o que tinha nas igrejas, pois não tinha JESUS… Fui parar na igreja Universal, acredito que Deus permitiu , pra apreender da fé, mas devido a doutrina, depois de um tempo na igreja, sai não concordava com a doutrina, pra mim estamos debaixo da Graça de JESUS , tudo Deus faz na nossa vida se temos JESUS, não pelas obras, mas pelo crer se creres vereis a Glória de Deus. Estou agora em dois ministérios um gosto da fé, a fé que eles ensinam alicerçada na palavra de Deus, o outro ministério o amor de JESUS… sei que os dois andam Juntos… mas estou orando pedindo a direção de Deus, vejo mudanças para Glória de Deus… as vezes precisamos aprender coisas que Deus quer nos mostrar para estar alinhada com a direção dele pra nossa vida… crescer espiritualmente, ser um instrumento nas suas mãos… para o nosso bem e Glória do seu nome… sei que não é normal congregar em dois ministérios, mas orei , jejuei e Deus ainda não me falou nada… tudo tem um tempo, no tempo de Deus vou saber da igreja… Sou de JESUS, a igreja é para congregar, para não ser uma brasa fora do braseiro… Deus Proverá tudo na minha vida nome de JESUS 🙏
Se você está pensando em mudar de igreja e precisa de mais clareza sobre essa decisão, clique aqui e confira o meu livro! Ele pode te guiar nessa jornada com sabedoria.
Quero mudar de igreja porquê me adaptei mais a outra é as duas são Cristocentricas mais sinto que é algo novo da parte do Senhor
Se você está pensando em mudar de igreja e precisa de mais clareza sobre essa decisão, clique aqui e confira o meu livro! Ele pode te guiar nessa jornada com sabedoria.
Bom de um tempo pra cá sinto que Deus tem falado ao meu coração a mudar de ministério
As duas igrejas são bíblicas e tudo mais, mais sinto que já é a hora de mudar de ministério!
Mais tenho medo como vão reagir a isso sobre mim
.
Por me adaptar a outra igreja e tal
Te agradeço muito por escrever esse artigo!!!
Se você está pensando em mudar de igreja e precisa de mais clareza sobre essa decisão, clique aqui e confira o meu livro! Ele pode te guiar nessa jornada com sabedoria.
Graça e paz pastor. Eu e meu esposo somos novos convertidos a 9 meses. Assim q Cristo nos aceitou meu esposo e eu já sabíamos que queríamos uma igreja cristocentrica. Desde a conversão frequentamos uma igreja reformada onde o verdadeiro evangelho e pregado porém a alguns meses percebemos que a igreja é meio fria, até hj não tivemos um discipulado,só falamos em reunião com o pastor uma única vez,nosso coração cheio de dúvida e sede de aprender, e nós sentindo desencorajar msm, pq sempre que queríamos aprofundar mais nos estudos eles sempre dizendo pra ir com calma,mas tbm nunca nos orientaram sobre nossas dúvidas,meu esposo pediu socorro pra um dos pastores a uns 4 meses e até hj ele não viu a mensagem,fora o clima estranho parece q somos indesejados lá. Pessoas q frequentam o msm tempo q nos já se tornaram membros e foram batizados e nós ainda nem fomos ensinados,sobre batismos,dízimo, sabemos o básico por insistência nossa em perguntar, eu queria procurar outra igreja e estou em oração mas confesso q não estou entendendo o q Deus está falando. Mas o q tem lido na Bíblia sobre igreja e sempre do amar e suportar e servir uns aos outros coisa que não vejo na “minha” igreja. Alguém pode nos ajudar por favor?!
A Paz minha irmã.
No inicio da igreja primitiva (aquela que começou logo após a ascensão de Jesus ao céu), os discípulos, membros e novos convertidos se reuniam no templo e nas casas.
Atos 2 [46] Eles se reuniam no templo todos os dias, e comiam juntos de casa em casa, repartindo a comida com alegria e com sinceridade no coração. [47] Eles louvavam a Deus e eram estimados por todas as pessoas. E todos os dias o Senhor aumentava aquele grupo com pessoas que iam sendo salvas.
No templo, era a liturgia de culto, nas casas era relacionamento.
Acredito que biblicamente, essa deve ser a estrutura da igreja.
Existem muitas denominações que tem como parte do seu culto, os encontros nos lares, algumas chamam isso de células, outras de GC (grupo de crescimento).
O importante é o propósito desses encontros: Relacionamento, comunidade, discipulado e culto ao Senhor.
Ore sobre isso e pense em visitar uma igreja com esse propósito.
Que Deus abençoe a sua casa e que Ele continue derramando fome e sede por mais Dele.
Jeremias 29:13 E buscar-me-eis e me achareis quando me buscardes de todo o vosso coração.
De uma lida no meu testemunho, sobre o meu processo de mudar de igreja:
https://pay.hotmart.com/S82275902T?bid=1738487763901
Muito obrigada pastor Deus continue abençoando seu ministério