Somos embaixadores de Cristo e falamos em nome Dele quando dizemos: RECONCILIAI!

SEJA A AMABILIDADE DE VOCÊS CONHECIDA POR TODOS

“Seja a amabilidade de vocês conhecida por todos. Perto está o Senhor.” Filipenses 4:5 (NVI)

Amabilidade: atributo de amável, do que é passível de amor, que pode ser amado, gentil e carinhoso.

Qual amabilidade? Quem disse que eu tenho alguma, para que as pessoas venham conhecer?

Eu sou um cara do tipo sério, cara fechada e poucos amigos. Não antipático, nem grosseiro, fico na minha, observando e mais ouvindo do que falando. Alguns me tem por bravo, não sou, mas finjo muito bem ser.

E por muitos anos, tenho me orgulhado desse “meu jeito”. As pessoas me perguntam e respondo com orgulho: “Sou assim mesmo, poucos amigos e isso é bom, não sou de ficar me abrindo, quem se abre é flor, eu não sou uma.” É mais ou menos essa a resposta que eu dou, e com orgulho.

Mas na verdade eu não sou esse tipo de pessoa, hoje eu percebo que isso é uma máscara, uma barreira, um escudo, um mecanismo de defesa.

A psicologia explica isso: Mecanismos de defesa são estratégias que a mente cria para diminuir os riscos. Riscos de se ferir, de se frustrar e de que algo ruim aconteça novamente. E por que novamente? Porque ao passarmos por situações adversas a nossa mente, sem que saibamos, lá no subconsciente, cria estratégias para se livrar dos possíveis riscos e não se submeter mais àquilo. É quase impossivel perceber que esses mecanismos de defesa foram instalados em sua mente, você simplesmente vai seguir sua vida com eles.

Mas muitas vezes esses mecanismos irão te limitar em alguma área da sua vida, os relacionamentos talvez sejam os mais afetados. Afinal quem nunca se frustrou por conta de relacionamento com pessoas, e é bem possível que a sua mente tenha pegado essa dor e criado um mecanismo de defesa, para que você nunca mais sofra por isso. Talvez por conta disso, você tenha dificuldades em se relacionar.

Mas voltando a amabilidade que a palavra diz que eu tenho. Refletindo sobre, percebi que sim ela existe, na verdade sempre existiu, mas é extremamente restrita a um grupo seleto de pessoas, minha família e poucos amigos. Pelo menos era isso que eu pensava.

Recentemente tenho vivido momentos de constrangimento, pessoas tem procurado a minha família e de diversas formas, elas tem nos mostrado e falado sobre o amor que temos derramado sobre a vida delas. E eu me pergunto: Que amor é esse?

Foi ai que me dei conta, que algumas pessoas de forma bem sorrateira acessaram esse eu. Acessaram a versão original de fábrica, aquela versão que Jesus quer que eu seja, sem restrições e sem reservas. Por algum motivo, baixei a guarda e deixei a máscara cair. Tenho colhido frutos de sementes de amor que eu sequer sabia que uma dia tinha plantado.

Embora ainda acredite que tem as suas vantagens fingir ser um cara durão e inacessível, tenho percebido que se abrir, abre portas. Mas tenha sabedoria, até mesmos as flores se abrem na estação correta, no lugar correto e em um solo fértil e nutritivo.

Preste atenção o que diz Efésios 2:10:

“Porque somos feitura sua, criados em Cristo Jesus para as boas obras, as quais Deus preparou para que andássemos nelas”

A palavra feitura, vem do grego Poiema, que quer dizer: Aquilo que foi feito, uma obra das obras de Deus como criador. E é dessa mesma palavra que se deriva a palavra poema.

Esse texto mostra que Deus, o maior de todos os poetas, faz através de Cristo Jesus a maior de todas as obras de arte. Somos um poema de Deus, e não um poema de qualquer outro sentimento se não o do amor.

Um poema de amor, direcionado às nações, cujo o autor é Deus

Enquanto Deus me ministrava sobre isso, orei pedindo à Ele que me mostrasse a situação que me levou a criar esses mecanismos, e ele me levou à situação que desencadeou isso, a muitos anos atrás, enquanto ainda era criança. Orei para que essas defesas fossem retiradas e que de fato eu me tornasse aquilo que Ele me fez para ser.

A palavra nos diz que devemos ser sal da terra, que não sejamos um sal grosso.

Assim como eu, talvez você tenha alguns mecanismos de defesa instalados em sua mente, mas você é sim uma pessoa amável, que talvez esteja apenas escondido atrás de uma maquiagem, uma máscara, mas que no fundo não passa de um personagem. Ore, converse com Deus e peça para Ele mostrar quem é você.

Não sei se somente a oração que fiz irá resolver, é fato que muitas pessoas tem procurado ajuda de profissionais, para superar barreiras e traumas e nem sempre a oração é o suficiente, não que o nosso Deus não seja suficiente, Ele é e pode te curar no proximo segundo, mas em muitos casos, temos que fazer aquilo que está ao nosso alcance, e procurar ajuda especializada, é um bom começo.

Então vamos juntos nessa, não vai ser fácil, talvez doa, mas vai ser bom. Vamos mostrar ao mundo todo o amor que Deus colocou em nós, através de nós e que a nossa amabilidade seja conhecida por todos.

RECONCILIAI

Se este texto de alguma forma tocou seu coração e ministrou à sua vida, considere semear neste projeto e contribuir financeiramente. Sua doação nos ajuda a manter esta plataforma ativa, permitindo-nos continuar espalhando o evangelho e uma mensagem de reconciliação ao maior número possível de pessoas.

Doe através da chave Pix: reconciliai@reconciliai.com.br

Roberto Alves Soares

Vamos conversar sobre. Escreve ai nos comentários, sua opinião, sua experiência, uma crítica, um pedido de oração, DIGA ALGO, PELO AMOR DE DEUS! 🤩

À proposito; AMO VOCÊS!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *